Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) O que é ecossistema?
São componentes que se interagem regularmente e interdependentemente entre si , formando um todo unificado. É formado pelos seres vivos (componente biótico) e pelo ambiente físico que esses ocupam. Ambos atuam sobre o outro.
2 ) O que são níveis tróficos, qual sua relação com a pirâmide energética?
O nível trófico é o nível de nutrição a que pertence um indivíduo ouuma espécie, que indica a passagem de energia entre os seres vivos num ecossistema. A cada nível trófico temos uma perda de energia em relação ao anterior, formando o que denominamos pirâmide energética, ou seja, o predador de topo tem menos energia a seu dispor do que o consumidor primário.
3 ) Qual é a diferença entre resistência e resiliência?
Resistência: O quão resistente um sistema é e,relação a sair de seu estado de equilíbrio
Resiliência: O quão rápido um sistema volta ao seu estado de equilibrio
4 ) O que são nutrientes, porque eles nunca se esgotam?
Por nutriente se entendem todos os elementos químicos essenciais aos organismos. Eles nunca se esgotam porque estão sempre se renovando através de ciclos biogeoquímicos.
5 ) O que são adaptações? E aclimatações?
Uma adaptação éuma mudança na estrutura física ou comportamento que ajuda um organismo a sobreviver em seu habitat.
Exemplos: A forma do bico de um pássaro, dentição, cor da pele de um animal.
É uma alteração fenotípica que não passará necessariamente aos descendentes, como as adaptações, por serem de natureza genotípica, passam. Ex: Plasticidade fenotípica em vegetais. Uma mesma espécie de planta pode seruma grande árvore na mata atlântica e uma pequena planta de porte arbustivo numa restinga. Se a semente de um indivíduo da restinga for levada até a mata atlântica, ela terá a aparência de uma árvore, não de um arbusto como a planta mãe. Ou seja: são alterações reversíveis.
6 ) O que é aposematismo? E mimetismo? Explique.
Aposematismo são padrões de cores aberrantes na natureza que quase sempreindicam organismos peçonhentos ou impalatáveis. Várias combinações são utilizadas, mas as principais são as cores vibrantes.
Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos, os modelos. Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração, textura, forma do corpo,comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa. Mimetismo consiste na semelhança com um organismo em específico, enquanto a camuflagem ocorre quando determinado organismo possui um padrão de coloração semelhante ao seu entorno, dificultando sua detecção.
7 ) O que é história de vida? E trade-off?
Trata-se da alocação de tempo e recursos para a sobrevivência ereprodução de um organismo.
Alguns dos aspectos mais relevantes da bionomia:
- Idade da primeira reprodução (maturidade)
- Tamanho da prole (fecundidade)
- Número de eventos reprodutivos (paridade)
- Envelhecimento (Ciclo de vida)
Trade-Off: Um trade-off se refere, geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando em troca outra qualidade ou aspecto.Os recursos energéticos eo tempo dos organismos são limitados, logo, quando estes recursos são alocados em uma determinada função, não estarão disponíveis para outra.
Ex: Proles grandes X Cuidado Parental:
Em geral, organismos com proles muito grandes não exercem cuidado parental, enquanto que outros organismos tem proles pequenas e investem em cuidado parental, como os primatas, por exemplo.

8 ) Exemplifiqueadaptações ao ambiente.

9 ) O que são as síndromes r e k? Quais são suas características?
São dois padrões bem comuns de estratégias de vida encontrados na natureza. O termo síndrome se refere a uma série de características que ocorrem juntas.
Síndrome r
São organismos muitas vezes associados a ambientes instáveis, que possuem ciclos de vida curtos, grande potencial reprodutivo e capacidade de...
tracking img