Ecologia e enchentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enchentes e Ecologia



Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e dasinterações que determinam a sua distribuição[1]. Estas interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente e ocorrem por meio de Processos Ecológicos, que são três: Produção, Consumo e Ciclagem.O processo de Produção é o processo efetuado pelos vegetais clorofilados, no qual se fabrica e acumula energia potencial sob a forma de energia química presente nas matérias orgânicas sintetizadas(DAJOZ,1973).

O processo de Consumo é aquele praticado pelos seres vivos que se alimentam direta ou indiretamente dos produtores, dada sua incapacidade de produzirem seu próprio alimento. Já o deCiclagem é o processo de retorno à forma mineral dos elementos contidos na matéria orgânica.

A enchente, fenômeno que acontece quando o volume da água que atinge simultaneamente o leito de um rio ésuperior à capacidade de drenagem, é um problema ambiental muito comum nas áreas urbanas e rurais.

Quando se relaciona Ecologia e Enchente, pode-se dizer sobre todos os três Processos Ecológicos ecomo estes são afetados.

No processo de Produção podem acontecer dois casos: ou as enchentes fertilizam o solo e, com isso, há o aumento da produção, ou, quando muito graves, as cheias causam aperda de alguns vegetais por ficarem muito tempo submersos. No pantanal brasileiro, por exemplo, ocorre um fenômeno chamado “Dequada”, que é a morte de peixes devido à deterioração da qualidade da águapor conta do apodrecimento de plantas submersas. Em outras áreas, pode ocorrer também a perda de produção agrícola, que afeta a economia local e a alimentação da população consumidora daquela plantação(afetando assim também o processo de Consumo).

No processo de Consumo, em consequência das enchentes, alguns consumidores aquáticos podem habitar a região inundada e seres não aquáticos podem...
tracking img