Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição da Ecologia

É um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, e como a influência que cada um exerce sobre o outro.
São estudados os processos, as dinâmicas e as interações entre todos os seres vivos de um ecossistema. As interações ecológicas são caracterizadas pelo benefício de ambos os seres vivos (harmônicas) ou pelo prejuízo de umdeles (desarmônicas) e podem ocorrer entre seres da mesma espécie (intraespecíficas) ou espécies diferentes (interespecíficas).

Relações intraespecíficas harmônicas: sociedade (organização de indivíduos da mesma espécie) e colônia (agrupamento de indivíduos da mesma espécie com graus de dependência entre si).
Relações intraespecíficas desarmônicas: canibalismo e competições intra- einterespecíficas (seleção natural). São relações entre espécies iguais, porém há um prejuízo para pelo menos um dos lados.
Relações interespecíficas harmônicas: mutualismo (ou simbiose), protocooperação, inquilinismo (ou epibiose) e comensalismo.
Relações interespecíficas desarmônicas: amensalismo (ou antibiose), herbivorismo, predatismo, parasitismo e esclavagismo intra- e interespecífico.


Origemda Ecologia

A palavra "Ökologie" deriva da junção dos termos gregos “oikos”, que significa “casa” e “logos”, que significa “estudo”. Criado pelo cientista alemão Ernst Haeckel para designar a ciência que estuda as relações entre seres vivos e meio ambiente. A princípio um termo científico de uso restrito, caiu na linguagem comum nos anos 1960, com os movimentos de caráter ambientalista.


Osramos da Ecologia

Os principais ramos de estudo e pesquisa em que se divide a Ecologia são: Autoecologia, Demoecologia (Dinâmica das Populações), Sinecologia (Ecologia Comunitária), Agroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Macroecologia.

Autoecologia
 
Estuda as espécies a partir de suas relações com o meio ambiente. Ou seja, como cada espécie (animal ou vegetal) reageseparadamente à determinados fatores ambientais (clima, vegetação, relevo, etc.). É o um ramo científico clássico e, atualmente, seguido por poucos cientistas. 
 
Sinecologia
 
Também conhecida como Ecologia Comunitária, é voltada para o estudo das comunidades de seres vivos. A Sinecologia foca a distribuição das populações, suas relações ecológicas, demografia, deslocamento e quantidades. ASinecologia também se encarrega de examinar as estruturas das cadeias alimentares, sucessões ecológicas e inter-relações entre predadores e presas.
 
Demoecologia
 
Também conhecida como Dinâmica das Populações ou Ecologia das Populações, faz o estudo de cada população separadamente.

Acroecologia

É a base científico-tecnológica para uma agricultura sustentável. Responsável por sistematizar todosos esforços em produzir um modelo tecnológico abrangente, que seja socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

Ecofisiologia

É o estudo de como os organismos funcionam e respondem a mudanças em seus ambientes naturais. É um ramo da fisiologia comparativa que estuda a diversidade fisiológica em relação ao ambiente e suas implicações na ecologia dos organismos. Destemodo, o enfoque é bastante integrativo e a interpretação da fisiologia é feita levando-se em conta aspectos evolutivos, numa conjunção de dados comportamentais, morfológicos, ecológicos e fisiológicos.

Macroecologia

É um campo ou uma abordagem dentro da Ecologia que procura trabalhar com padrões ecológicos e evolutivos em grandes escalas.

Meio Ambiente

É o conjunto de condições,leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
  Consta na ISO 14001:2004 que meio ambiente é a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.
Uma organização é responsável pelo meio...
tracking img