ECOLOGIZAR Ecologia Meio Ambiente Tica Sustentabilidade

1095 palavras 5 páginas
15/12/2014

:: ECOLOGIZAR ­ ecologia, meio ambiente, ética, sustentabilidade ::

Uma Constituição para a Federação do Planeta Terra As ciências ecológicas Consciência e cultura ecológica Colapso ou sobrevivência Dez caminhos para expan­ dir a consciência ecológica Do homo sapiens ao homo ecologicus Ecologizar Ecologizar a gestão pública Terra ilha Ecologizar a universidade Ecologizar as disciplinas Ecologizar a arquitetura Cultura da Paz e Cultura Ambiental A Arquitetura da Gestão Ambiental Colegiada Meio Ambiente e Cidadania O Princípio Protetor Recebedor Ecologizar o Desenvolvimento Sustentável A Guerra e o Meio Ambiente

A guerra e o meio ambiente
As atividades humanas produzem impactos ambientais sobre o ar, a água de superfície ou subterrânea, o solo, o subsolo, a paisagem natural, o ambiente construído, o ambiente sócio­econômico e cultural. Causam impactos no ambiente a ação produtiva por meio da indústria, da mineração ou da agricultura; a ação individual ou coletiva, pública e privada e a ação militar.
Para muitas das atividades humanas, a consciência ecológica ajudou a criar práticas de redução ou de minimização desses impactos negativos. Leis foram aprovadas e instituições, estruturadas. Criaram­se procedimentos e ferramentas como a avaliação de riscos ambientais e o licenciamento ambiental, que contribuem para prevenir, reduzir ou mitigar tais efeitos ambientais negativos. Entretanto, esses cuidados ainda não foram estendidos à atividade humana potencialmente mais degradante e devastadora do ambiente: a atividade da guerra. Dentre todas, essa é a que tem o maior possibilidade de gerar conseqüências negativas e sofrimento para as pessoas e para o meio ambiente.

Relacionados

  • Projeto de estagio na educação infantil
    22479 palavras | 90 páginas
  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas