Ecologia em lagos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Florestas Tropicais
Informações, localização, foto, árvores, biodiversidade, animais, pássaros
[pic]
Imagem aérea da Floresta Amazônica: maior floresta tropical do mundo
 
  [pic][pic][pic][pic][pic][pic]
Introdução

As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Encontramos este tipo de floresta em regiões situadas, em suagrande maioria, na faixa entre os trópicos. A maior incidência de florestas tropicais ocorre nas seguintes regiões: África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central,  América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália). 

Características das Florestas Tropicais

-Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano.
- Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos.
- Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvorespossuem, em média, de 30 a 50 metros de altura.
- Umidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano);

- Calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.
Curiosidades

- Mamíferos típicos de florestas tropicais: mico-leão-dourado, orangotango, macaco-aranha, onça-pintada, capivara, lontra, porco do mato, paca,tamanduá-bandeira.
- Insetos típicos de florestas tropicais: gafanhoto, borboleta, mosca-dragão, besouros, grilo.
- Pássaros típicos de florestas tropicais: papagaio, cegonha, arara, pica-pau, tucano, pombo, pavão, mutum-preto, garça.
- Comemora-se em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas






As florestas tropicais são aquelas localizadas entre as linhasimaginárias dos trópicos de câncer e capricórnio, próximas à linha do Equador. Estas florestas são densas, quentes e úmidas, porque chove e faz calor durante o ano inteiro. Elas possuem uma enorme riqueza em biodiversidade, pois cada ser vivo, do menor inseto à mais alta das árvores, tem lugar em seus ecossistemas.
A energia solar é absorvida e armazenada pelas plantas. A água, por sua vez, entrana floresta sob a forma de chuva, é absorvida pela raiz e lentamente liberada para o ar pelas folhas, o que chamamos evapotranspiração. A chuva umedece as plantas e encharca o solo. Por causa do calor intenso, a água evapora e transforma-se novamente em chuva, sendo absorvida pelas plantas. É o ciclo da água na floresta.
A floresta tropical desempenha um importante papel no controle da quantidadede água que existe no ar e na manutenção da temperatura do nosso planeta.

AS PLANTAS

COMO A FLORA TROPICAL E MUITO DIVERSIFICADA, PARA ESTUDARMOS SUA VEGETAÇÃO PRECISAMOS DIVIDI-LA EM CAMADAS. AS ÁRVORES MAIORES CHEGAM A 40 METROS DE ALTURA E SÃO CHAMADAS DE EMERGENTES, FORMANDO AS PRIMEIRAS CAMADAS DA VEGETAÇÃO: O DOSSEL.
Abaixo das emergentes, há uma grossa camada de galhos e folhasmisturados uns aos outros. Essa camada é chamada de estrato arbóreo inferior, ou simplesmente cobertura, e parece um grandioso tapete verde.
Abaixo da cobertura, existe um lugar com muita sombra e onde há uma grande disputa pela luz solar, motivo pelo qual as árvores são menores. Esta camada é chamada de sub-bosque.
A cobertura vegetal do solo é composta por folhas, cascas de árvores, galhos caídose muita vida: cogumelos, bactérias e insetos que se alimentam desta matéria vegetal morta, e microorganismos que decompõem tudo o que resta. Por este motivo o solo permanece pobre, pois os nutrientes são rapidamente absorvidos pelas árvores.
Frutos e vagens são abundantes nas árvores e importantes para a perpetuação das espécies. Uma vez prontas para germinar, as sementes que estavam nestes...
tracking img