Ecofeminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objeto deste trabalho é a visão dos sentidos atribuídos à mulher e à natureza no Ecofeminismo, movimento originado na França, por volta da década de 70, com a união entre temas de ecologia e feminismo, buscando explicar as supostas ligações existentes entre a contínua destruição da natureza e a opressão das mulheres, contrapondo-se a teoria de gênero que busca desnaturalizara associação entre mulher, natureza e procriação.

SÍNTESE HISTÓRICA

O que é Ecofeminismo? O Ecofeminismo representa a união de duas preocupações: a ecologia e o feminismo. A palavra ecologia emerge da ciência biológica dos sistemas ambientais naturais. A ecologia examina como estas comunidades naturais funcionam de modo a sustentar uma rede de vida saudável e como elas sãodesorganizadas, causando a morte da vida animal e vegetal. A intervenção humana é a principal causa de tal desorganização, do modo como ocorre hoje. Assim, nos anos 60, a ecologia se popularizou como um estudo socioeconômico e biológico combinado, para examinar como a utilização humana da natureza está causando a poluição do solo, da água e do ar,
e a destruição dos sistemas naturais de vida animal e vegetal,ameaçando a base da vida da qual a comunidade humana depende.
O feminismo também é um movimento complexo com muitas camadas. Pode ser definido como um movimento dentro de sociedades democráticas para a plena inclusão das mulheres nos direitos políticos e seu acesso a condições iguais de trabalho. Pode ser definido mais radicalmente, de acordo com o feminismo socialista e liberacionista,como uma transformação dos sistemas socioeconômicos patriarcais nos quais a dominação masculina das mulheres é a base de todas as hierarquias sociais. O feminismo também pode ser estudado em termos de cultura e consciência, demonstrando a conexão simbólica, psicológica e cultural entre a definição das mulheres como mental, moral e fisicamente inferiores, e a monopolização masculina do conhecimento epoder.
Este tipo de análise feminista tem afinidades com a ecologia profunda, embora muitas ecofeministas tenham culpado os ecologistas profundos pela falta de análise de gênero e pela não percepção das relações entre o antropocentrismo e o androcentrismo. O ecofeminismo fundamenta- se na intuição básica de que há uma ligação fundamental na cultura ocidental, e nas culturas patriarcais demodo geral, entre a dominação das mulheres e a dominação da natureza.
Entre as ecofeministas ocidentais, esta ligação entre a dominação das mulheres e a dominação da natureza geralmente acontece, primeiro, em nível simbólico-cultural. Demonstra-se o modo como a cultura patriarcal definiu as mulheres como sendo “mais próximas à natureza”, ou como estando do lado dela na cisão entre a cultura ea natureza.
Mais especificamente, o Ecofeminismo surgiu na França, em 1974, a partir das preocupações com o rápido e excessivo crescimento demográfico, com a degradação do meio ambiente natural e com a dominação sofrida pelas mulheres, consideradas como efeitos da sociedade patriarcal, e visualizando-se a mulher como o agente privilegiado que possibilitaria a proteção do ecossistema.Ao integrar ecologia e feminismo, o Ecofeminismo tem como objeto abarcar a idéia da opressão das mulheres e a destruição da natureza como duas questões intimamente ligadas, contrapondo-se a teoria de gênero que busca desnaturalizar a associação entre mulher, natureza e procriação. Para este movimento as sobrevivências da espécie humana, de espécies animais e vegetais estariam comprometidas emfunção de uma crise mundial, perceptível em relação à qualidade do meio ambiente, das relações sociais, da saúde, da tecnologia, da economia e das relações políticas.
Elementos do movimento feminista, do movimento da paz, dos movimentos ambientalista e verde podem ser identificados no Ecofeminismo, que chegou a ser considerado por Ynestra King como "a terceira onda do movimento feminista"...
tracking img