Eco ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia

Os esforços do homem em adaptar ferramentas, armas e utensílios às suas necessidades e características marcam o advento da ergonomia. É a partir da revolução industrial, porém, com o surgimento da "fábrica", que a ergonomia começará a ser estudada como ciência.
"A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem". O autor considera que a ergonomia abrange não apenas asmáquinas e instrumentos utilizados pelo trabalhador, mas também "toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho, inclusive o ambiente físico".
Eco-ergonomia
A eco-ergonomia ,é uma conseqüência natural do desenvolvimento da ergonomia, a partir de um tecnocentrismo inicial, baseado na antropometria e daí evoluindo para um antropocentrismo, com os resultados de Hendrick (1987)e Wisner (1994), até incorporar o meio ambiente, numa visão bio-centrada.
Dentro da abordagem eco-ergonômica, o ambiente não é considerado como um simples dado exterior ao qual o organismo deve se adaptar. É erro concebê-lo como um nicho ecológico não especificável, independente da estratégia desenvolvida pelo organismo para o habitar. Dizendo de outra forma, "nicho" e "organismo" sãoconstituídos. Por conseguinte, ao qualificar o domínio de viabilidade do organismo como seu domínio cognitivo, deparamo-nos, sem dificuldades, com uma ontologia em que a separabilidade do objeto e do sujeito não é possível de ser efetuada. O homem se integra ao espaço em que habita, influencia e é influenciado por ele.
O cognitivismo, parte indispensável ao raciocínio eco-ergonômico, pretende explicar oporquê de comportamentos, criando mecanismos capazes de prever a sua dinâmica.
Os elementos arquiteturais deveriam ser suficientemente flexíveis para acompanhar essa dinâmica. Quando se concebe um ambiente, projeta-se uma obra que deve se adaptar às mudanças temporais, às quais coisas e pessoas estão irremediavelmente sujeitas.
Paisagismo eco-ergonômico 

Munido de uma documentação ampla sobre oslimites e as necessidades do homem, o paisagista eco-ergonômico é capaz de projetar um ambiente ergonômico e ecológico.
A pesquisa inicial vai apontar a necessidade de cada área. Esta necessidade define a função das áreas verdes, e para cada área será determinado como e o que devemos plantar. Para que possamos utilizar as plantas de forma a influenciar positivamente na saúde e no desempenho dotrabalhador.
Nas recomendações ergonômicas, as soluções dos problemas ambientais freqüentemente indicam para a redução, na própria fonte geradora do problema, de ruídos excessivos, calor intenso etc., ou ainda, para o uso, pelos trabalhadores, de dispositivos de proteção (capacetes, roupas especiais, isoladores térmicos, etc.). Isto é, recomendam-se o isolamento do equipamento ou ambiente emissordo ruído, ou do calor, e também a proteção dos trabalhadores.
Estas recomendações nem sempre resolvem satisfatoriamente o problema. Encontram muitas vezes limites intransponíveis. Sejam eles causados pela resistência do próprio trabalhador em usar os equipamentos recomendados, sejam causados pelo limite de eficiência do próprio equipamento ou isolamento.
As áreas verdes, quando intencionalmentelocadas, podem contribuir para a redução destes fatores. Mais especificamente, podemos melhorar a qualidade dos ambientes de trabalho, inserindo ou preservando áreas verdes.
Os projetistas do paisagismo eco-ergonômico devem lembrar sempre de que a vegetação encontrada nas áreas preservadas, ou mesmo a vegetação plantada, tem potencial essencialmente ecológico, independentes de sua forma ou porte.Como exemplo, temos o fato de que as árvores e plantas funcionam como "filtro" evitando diversos tipos de poluição, tais como a poluição do solo, da água, do ar, e ainda a poluição sonora, que conduzem, a médio prazo, à deterioração da qualidade de vida do homem urbano, em nível físico e psicológico.
O Paisagismo é eco-ergonômico quando é projetado para atender as necessidades do homem,...
tracking img