Eco 92

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eco 92
Em junho de 1992
Em junho de 1992, chefes de Estado de todos os países se reuniram no Rio de Janeiro, para tratar dos problemas do Planeta Terra. Evidentemente, os interesses dos diferentes p aíses entraram muitas vezes em conflito. Discutiremos os pontos polêmicos, as questões em pauta na Conferência e os resultados que a ECO ou RIO-92 alcançou.

O que é biodiversidade?Biodiversidade é a riqueza biológica existente em muitos países, sobretudo nos menos desenvolvidos, onde a área florestal ainda é enorme. Em particular, nos trópicos existe um n úmero extremamente grande de espécies, tanto animais como vegetais, muitas delas nem sequer catalogadas ou identificadas. Várias certamente terão, um dia, grande importânc ia industrial, médica, ou nutricional.

O Brasil está entreos cinco maiores “donos” desta riqueza biológica. Veja a contradição: por um lado, a imensa riqueza biológica dos países pobres, que não pode ser explorada p or eles mesmos, por falta de dinheiro e de tecnologia competente; por outro, os países ricos, donos do di-nheiro e da tecnologia, mas que não têm essa biodiversidade.

Países com megadiversidade: reunidas, as 17 nações dastacadas em verdeperfazem territorialment e mais de 2/3 de todos os recursos biológicos ainda existentes na Terra. Esses países são também a casa da maior porção de biodiversidade de nosso planeta. Em termos de plantas e animais, mais de 80% deles correm perigo.

O que é desenvolvimento sustentado?
Os países pobres têm a necessidade premente de alimentar suas populações. Acaba-se com a pobreza promovendo-se odesenvolvimento. Até hoje, porém, desenvolver quase s empre significou agredir o ambiente. Como então conciliar o desenvolvimento com a proteção ambiental?

O conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO consegue lidar com essas contradições. Trata-se do seguinte: o ambiente pode e deve ser aproveitado em benefício das pop ulações que nele vivem, porém de forma muito cuidadosa e preservando ao máximo,sem os estragos que os modelos atuais de desenvolvimento têm causado. Assim, o crescime nto econômico deve ser sempre compatível com a preservação ambiental.

Pontos polêmicos
- Emissão de CO2 Os EUA não aceitam fixar datas para reduzir as emissões de gás carbônico; obviamente, querem conservar seus padrões de conforto e de desenvolvimento, continuar utilizando s eus carros e gerar energia porusinas termelétricas. Os países árabes, por sua vez, também não aceitam limitações, já que estão interessados em vender seu petróleo. Os países da Europa aceitam reduzir suas emissões de CO2 aos níveis de 1990, até o ano 2.000.

- Biodiversidade O Brasil e os países detentores da biodiversidade querem conservar a soberania sobre este potencial biológico, cobrando royalties pelas pesquisas dospaíses ricos sobre essas e spécies. Também querem acesso ao “know-how” da biotecnologia, para explorarem eles próprios sua biodiversidade.

Ao contrário, os americanos acham que todo potencial bio-lógico é propriedade universal e deve ser conservado no seu estado natural. Querem, além disso, cobrar royalties sobre os produtos que eles desenvolvem a partir da biodiversidade, utilizando sua tecnologiasofisticada.

- Conservação das Florestas Tropicais Enquanto os países do Primeiro Mundo defendem a conservação total das florestas tropicais, países exportadores de madeira se opõem totalmente. A Malásia, grande exportador , tem a intenção de desmatar cerca de 6% de seu território. As nações industrializadas, que já destruíram suas próprias florestas, enxergam nas matas tropicais uma forma deabso rver e reciclar o CO2 que elas produzem; os países com florestas tropicais querem conservar o direito de explorá-las.

- O dinheiro para proteger o ambiente O Terceiro Mundo defende a idéia de que o custo da despoluição deve caber ao Primeiro Mundo, já que é o principal responsável pelo problema. Acha ainda que os recursos repas sados a ele com finalidades ambientais deveriam ser doados,...
tracking img