Eco 92

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A preocupação com os problemas ambientais vem se intensificando a cada ano, pois são necessários acordos para o problema não se agravar. No entanto, há alguma décadas essa temática temsido abordada: o primeiro grande evento foi a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 na Suécia.
Outro grande evento para debate ambiental foi a Conferência das Nações Unidas sobreo Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada entre os dias 3 a 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O encontro ficou conhecido como ECO-92 OU Rio-92, discutiuproblemas existentes como também sobre o progresso e até hoje nos grandes debates sobre meio ambiente continuam sendo referência.
A ECO-92 contou com a presença maciça dos chefes de Estadodemonstrando a importância ambiental no início dos anos 90.
A ECO-92 teve um número grande de Organizações não-governamentais (ONGs), que realizaram de forma paralela o Fórum, que aprovoua Declaração da Carta da Terra. Conforme este documento os países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta.
Duas convenções importantes foram aprovadas durante aECO-92: uma sobre biodiversidade e a outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21 um plano de ações com metas para melhoria domeio ambiente. A Agenda 21 consiste em um acordo feito entre 179 países para elaborações de estratégias que objetivem o alcance do desenvolvimento sustentável.
A aprofundamento daConvenção sobre Mudanças Climáticas resultou na elaboração de um Prootocolo de Kyoto, de 1997, que objetiva a redução de gases causadores do efeito estufa.
Porém muitos países desenvolvidos ouem desenvolvimento em virtude do modelo de produção e consumo estabelecido, não colocaram em prática as políticas ambientais elaboradas no evento, intensificando o aquecimento global.
tracking img