Eco 92 e rio +20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG
CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CÍVIL







ECO 92 e RIO +20





DISCENTE: JUALZY S. ALBUQUERQUE
DOCENTE: ELDEMIR PEREIRA DE OLIVEIRA
ENGENHARIA MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE



Várzea Grande - MT
2012
1. INTRODUÇÃO
Por séculos o nosso planeta oferece o que tem de melhor ao ser humano, o homem lavra a terra, planta e colhe. As fontesde água abastecem os nossos reservatórios e as estações do ano estão sempre bem definidas, a natureza se harmoniza com o homem e tudo é muito belo e simples.
Essa ainda poderia ser a história da atual humanidade, “poderia”, se a ganância do homem por PODER não fosse tão grande. Embora essa ganância tenha trazido muitos benefícios ao homem do futuro, como por exemplo, as revoluçõesindustriais que proporcionaram o avanço da ciência e tecnologia, entre outros, ela também nos trouxe um grande problema, a desarmonia da sociedade com o meio ambiente.
Onde antes existia Terra fértil, estações do ano bem definidas e clima equilibrado, agora é só confusão, rios secam, chuvas caem além do normal, o ar é contaminado pela fumaça causando doenças e a Terra não fornece os seus frutoscomo costumava fazer, essas são apenas algumas das tantas catástrofes que poderiam ser citadas.
Graças a DEUS os lideres políticos mundiais e as sociedades, acordaram para a realidade e começaram a perceber que algo de errado está acontecendo, que é hora de fazer alguma coisa para salvar o nosso planeta e a nossa existência. E é aí que entram as reuniões para se discutir tal assunto e ver amelhor maneira de fazer com que o desenvolvimento seja sustentável, sem agredir a natureza, e trazer de volta a harmonia a tanto perdida entre sociedade e meio ambiente.
A conferência de Estocolmo, realizada em junho de 1972, foi o primeiro grande evento sobre o assunto meio ambiente realizado no mundo, depois temos o Relatório Brundtland, publicado em 1987 e mais tarde as conhecidas Eco 92 eRio +20. Neste texto serão abordados apenas as conferencias da Eco 92 e Rio +20 - vamos então a elas.























2. O QUE É ECO 92?
A ECO 92 foi uma Conferencia das Nações Unidas, realizada entre os dias de 3 a 14 de junho de 1992. Onde se reuniram 108 chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com apreservação dos recursos naturais da Terra.


3. O QUE FOI TRATADO NESSA CONFERÊNCIA?
Essa reunião foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, onde ficou consolidado que os danos causados ao meio ambiente foram de maior responsabilidade dos países desenvolvidos, e que os países em desenvolvimento deveriam receber ajuda financeira e tecnológica para obterem um desenvolvimento sustentável(menos consumista e mais adequado ao equilíbrio sustentável), esse era o maior objetivo a ser tratado nessa reunião.
4. OS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE FORAM ELABORADOS NA ECO 92 SÃO:
• A Carta da Terra;
• As Três convenções: Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas;
• Uma declaração de princípios sobre florestas;
• A Declaração do Rio sobre Ambiente eDesenvolvimento; e
• A Agenda 21.


4.1 A Carta Da Terra
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para guiar a uma transição na construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Inspirando todos os povos na interdependência global e responsabilidade compartilhada.


4.2 As Três Convenções
4.2.1 BiodiversidadeO próprio nome já diz, é a diversidade da natureza viva (da fauna, da flora, de fungos macroscópicos e de microrganismos). Onde biólogos e ambientalistas demonstram preocupação com a extinção de algumas espécies, observadas nas últimas décadas do século XX.


4.2.2 Desertificação
Também se demonstrou uma preocupação da Conferencia. Segundo a Convenção das Nações Unidas à...
tracking img