Eclampsia

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Faculdade de Medicina Veterinária
URGÊNCIAS REPRODUTIVAS NA CADELA
TERESA ISABEL RODRIGUES DA COSTA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA2010


A tetania puerperal ou hipocalcemia pós-parto é uma condição que se desenvolve no periparto, como resultado da diminuição da concentração plasmática de cálcio devido às exigências damineralização do esqueleto fetal e da lactação (Feldman & Nelson, 2004; Jutkowitz, 2005).
Esta condição ocorre mais frequentemente em cadelas de raças pequenas, primíparas e em cadelas com grandesninhadas. Desenvolve-se tipicamente 2 a 4 semanas após o parto, embora possa surgir numa fase avançada da gestação (Jutkowitz, 2005; Linde-Forsberg, 2005; Wiebe, 2009).


Outras causas que podem originarhipocalcemia incluem uma dieta inadequada e a atrofia da glândula paratireóide, resultante de uma excessiva suplementação de cálcio durante a gestação (Feldman & Nelson, 2004; Jutkowitz, 2005;Kustritz, 2010; Smith-Carr, 2005).
Os sinais clínicos mais comumente observados incluem uma postura rígida, tremores, contrações musculares tônico-clonicas, convulsões, taquicardia, taquipnéia, hipertermia(Jutkowitz, 2005), poliúria, polidipsia e vômitos. Podem também verificar-se alterações comportamentais, agressividade, hipersensibilidade e desorientação (Wiebe, 2009).
O diagnóstico de tetaniapuerperal é feito conjugando as informações da anamnese e exame físico com baixos níveis plasmáticos de cálcio ionizado ou total. O cálcio ionizado representa a quantidade ativa de cálcio presente noorganismo, estando envolvido nas contrações musculares e nas funções neurológica e cardiovascular (Jutkowitz, 2005). Representa, nas cadelas, 55% do cálcio total, sendo um indicador mais sensível daquantidade de cálcio extracelular que o cálcio total. Em cadelas com hipocalcemia, os níveis séricos de cálcio ionizado tendem a descer para valores inferiores a 0,8 mmol/L (1,2 – 1,4mmol/L) (Wiebe,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eclampsia
  • eclampsia
  • Eclampsia
  • eclampsia
  • ECLAMPSIA
  • Eclampsia
  • Eclampsia e pre eclampsia
  • Eclampsia e pré eclampsia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!