Introdução


Ao se adicionar um soluto não volátil (como o sal), a um solvente (como a água), o seu ponto de ebulição se eleva.

No dia a dia, essa propriedade coligativa é vista, por exemplo,ao se fazer café. Quando a água está para entrar em ebulição e adicionamos o açúcar, ela não ferve mais. É necessário que se aumente ainda mais a temperatura do sistema para que a solução entre emebulição.

A energia necessária para que as moléculas passem do estado líquido para o de vapor é maior em uma solução do que em uma substância pura, já que a interação das partículas do solvente com asdo soluto diminui a probabilidade de vaporização do solvente.

É por isso que a queimadura com calda de um doce é muito mais grave do que se fosse apenas água. Ao nível do mar, a água permanece noestado líquido apenas até 100°C, que é seu ponto de ebulição. Mas a calda não, ela terá um ponto de ebulição muito maior que 100°C e ficará no estado líquido por mais tempo.

Essa propriedade, comotodas as outras propriedades coligativas não dependem da natureza da substância, mas apenas da quantidade de partículas do sistema.

Por exemplo, se tivermos dois frascos com a mesma quantidade deágua e adicionarmos sal em um e a mesma quantidade de açúcar no outro, o valor do aumento do ponto de ebulição será igual para os dois, independentemente de ter-se adicionado sal ou açúcar.Desenvolvimento

A ebulioscopia é uma propriedade coligativa que ocasiona a elevação da temperatura de um líquido quando a ele se adicionaum soluto não-volátil e não-iônico.
A temperatura em que se inicia a ebulição do solvente em uma solução de soluto não-volátil é sempre maior que o ponto de ebulição do solvente puro (sob mesmapressão).
Isso acontece porque a água, por exemplo, só entrará em ebulição novamente se receber energia suficiente para que sua pressão de vapor volte a se igualar à pressão externa (atmosférica), o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). Ebuliometria. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ebuliometria/539781.html

MLA

"Ebuliometria" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ebuliometria/539781.html>.

MLA 7

"Ebuliometria." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ebuliometria/539781.html>.

CHICAGO

"Ebuliometria." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ebuliometria/539781.html.