Relatorio topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO 2
2 . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2.1 - Ângulos horizontais 3
2.2 - Azimute 3
2.3 - Azimute ré e azimute vante 4
2.4 - Declinação magnética 5
3 . MATERIAL E MÉTODOS 6
3.1 – Materiais 6
3.2 – Métodos 7
3.2.1 - Caça ao tesouro 7
3.2.2 - Medição por caminhamento 7
3.2.3 - Irradiação 8
3.2.4 – Intersecção 8
4 . RESULTADOS E DISCUSSÃO 94.1 - Resultados 9
4.2 - Discussão 18
5 . CONCLUSÕES 19
6 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
7 . RÚBRICAS 21
































1 . INTRODUÇÃO



Dentre as três divisões básicas existentes na ciência topográfica, a planimetria é aquela com a qual trabalhamos com a projeção no plano horizontal. Ângulos e distâncias medidos no planohorizontal são representados na planta através da vista superior.
Em uma primeira vista, as medidas de terras aparentam ser assunto que pode ser resolvido sem muitos cuidados. Mas o trabalho se torna sério e difícil dependendo do seu motivo, sendo, nesse caso, necessário procurar um engenheiro agrimensor. Ele é o profissional mais capacitado no conhecimento do assunto e na disposição deinstrumentos especiais de várias categorias e sempre de custo muito alto. Assim, ele se torna inviável a qualquer pessoa empregá-los só para usar de vez em quando. Sem contar que a aplicação dessa aparelhagem requer vários anos de estudo especializados. É por isso que se tem um preço aparentemente alto para uma planta ou para simples cálculos de áreas de terrenos, principalmente quando daí se resulta umaescritura de venda ou de divisão entre herdeiros.
Porém, há muitos casos em que não compensa convocar um especialista, mas também não se pode deixar de realizar o trabalho.
Utilizando-se de conhecimentos sobre azimutes, alinhamentos, e também de noções básicas sobre levantamentos topográficos efetuados com a bússola, é possível realizar o trabalho que visa à definição de um polígonoe a medição de seus lados.







2 . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA



Dentre os conhecimentos básicos sobre medição de ângulos realizados com a bússola, é importante deixar claro alguns conceitos, tais como:

2.1 - Ângulos horizontais

São ângulos formados entre as direções dos alinhamentos, ou aqueles que os alinhamentos fazem com uma linha de referência, que pode ser o meridianomagnético; o verdadeiro ou um meridiano assumido.


2.2 - Azimute



Figura 1 – Azimutes

É o ângulo que o alinhamento forma com a direção Norte-Sul a partir da ponta Norte
ou Sul. Pode ser tanto à direita como à esquerda. No Brasil, o azimute é à direita a partir da ponta Norte. Varia de 0° a 360º.






Exemplo:
AZ0-A= 60º
AZ0-B= 340º
AZ0-C= 210º
AZ0-D= 110º2.3 - Azimute ré e azimute vante


Azimute vante é quando o mesmo é medido do início ao fim, sendo que o ré, ao contrário, é medido do final para o início. No 10e no 20quadrante o azimute de ré é igual ao azimute de vante mais 1800; no 30 e no 40, o azimute de ré é igual ao azimute de vante menos 1800.
Exemplo:
Figura 2 – Azimutes de Vante e ré




AZ 1-2 = (º
AZ 2-1 = (180º+ (º)




2.4 - Declinação magnética


A declinação magnética (() é a diferença angular entre o meridiano geográfico (plano que passa por um ponto e pelos pólos geográficos da Terra) e o meridiano magnético (plano que passa por um ponto e pelos pólos magnéticos da Terra). Essa diferença varia com o tempo.

















3 . MATERIAL E MÉTODOS



3.1 – MateriaisPara realizar os procedimentos deste experimento serão necessários:
- Piquetes para demarcação de pontos;
- Balizas para auxiliar na formação de alinhamentos;
- Marreta;
- Trenas de 30m e 50m;
- Caderneta de campo (ou prancheta) para a anotação das medidas;
- Bússola para a leitura de azimutes. Segundo as notas da 2a aula teórica,...
tracking img