Ebitda x eva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EBITDA X EVA
Aluno: Teodomar Rodrigues Andrade GFCA 9
Professor: Andre Luis Fernander Limeira

EBITDA:
O que é?
é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes,depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida).
Para que serve?
Para medir a capacidadeque a empresa tem de gerar caixa.
Como é utilizado?
Como ferramenta de gestão, porque além de medir performance(capacidade de gerar caixa), proporciona a definição de metas e bônus aosadministradores e gestores .

Desvantagem:
- Alinhamento de interesses: não é uma ferramenta de gestão que proporciona o alinhamento de interesses entre os acionistas e gestores de umaorganização.
- Capital investido: despreza a necessidade e o uso do capital investido pelos acionistas e investidores no negócio.

EVA:
O que é?
“uma medida fundamental deperformance corporativa, que é calculada considerando-se a diferença entre o retorno do capital e o custo do capital, e multiplicada pelo capital investido no começo do ano”(STEWART, 1999).
Paraque serve?
Para medir o quanto a empresa esta agregando ou destruindo, valor para os acionistas.
Como é utilizado?
Como ferramenta de gestão, porque além de medir performance(valoradicionado), proporciona a definição de metas e bônus aos administradores e gestores .

Conclusão:
É de relevante importância o fato de que o EBITDA ignora as necessidades de recursos para oreinvestimento no negócio, o valor do capital investido na atividade e o impacto do custo de capital (WACC) nos resultados, assim como despreza as necessidades de pagamento dos encargos com oI.R.
Concretamente, boas decisões necessitam de indicadores que integrem informações econômico-financeiras e não dediquem atenção e foco somente a uma parte de uma única demonstração.
tracking img