Dwdm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DWDM
Dense wavelength Division Multiplexing
Eldair F. Dornelles, Eliézer S. Prigol, Renato P. D. Albuquerque
Curso de ciência da computação
Universidade Reg. do Noroeste do Estado do Rio G. do Sul (UNIJUI)
Ijuí - RS - Brasil

Resumo:
Neste artigo será apresentado um resumo sobre a tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), multiplexação de divisão de comprimento de ondadensa, tecnologia desenvolvida para aumentar a banda das fibras óticas já implantadas. O trabalho desenvolvido abaixo esta assim organizado: A seção 1 contem a introdução sobre o assunto, na seção 2 contem o desenvolvimento do trabalho, onde serão apresentados, funcionamento, aplicações, vantagens e perspectivas futuras, por fim na seção 3 são apresentadas as conclusões.

1. Introdução:
Ouso de fibra ótica vem sendo utilizada para transmissão a longa distancia, já alguns anos, com o decorrer do tempo novas tecnologias e serviços são desenvolvidas e oferecidas aos clientes, dessa forma, vem aumentando massivamente a transmissão de dados por esses meios. Para suportar a alta demanda de transmissão de dados, alternativas foram desenvolvida, entre elas a DWDM, tecnologia que permiteenviar simultaneamente vários comprimentos de onda através de uma fibra monomodo.

2. DWDM
A tecnologia DWDM consiste em num processo através do qual são multiplexados cores diferentes, portanto, de diferentes comprimentos de onda de um sinal ótico para uma fibra ótica monomodo, devido ao comprimento de onda único de cada sinal, transmissões simultâneas de diferentes tipos de sinais sãopossíveis. Este processo tem o potencial de aumentar a capacidade de uma fibra ótica.

3.1. Funcionamento
Para que a tecnologia DWDM possa ser aplicada são combinadas algumas técnicas e dispositivos, tais como, emissor de luz, multiplexador, amplificador, demultiplexador e detectores de luz. Em [GTA/UFRJ 2012a] e [GTA/UFRJ 2012b] é apresentado uma relação das técnicas e componentesnecessários para funcionamento dessa tecnologia, conforme as informações que seguem abaixo.
Emissores de Luz
O que o emissor de luz faz é converter sinais elétricos em ondas de sinais óticos. Por se tratar de fibras monomodo o emissor de luz utilizado é o de lazer. DFB laser são empregados em DWDM, devido a sua emissão monocromática, alta velocidade, baixa relação sinal ruído e excelente linearidade porapresentar melhor desempenho.
  Detetores de Luz
Na recepção é necessário recuperar sinais transmitidos em diferentes comprimentos de onda e converter novamente em sinais elétricos, essa tarefa fica a cargo do s foto detectores. Como foto detectores são naturalmente de banda larga, é necessário a demultiplexação dos sinais ópticos anteriormente.

Mutiplexadores e Demultiplexadores
Parapoder enviar sinais de múltiplas fontes sobre uma única fibra, é necessário um mecanismo para combinar os sinais de entrada, isto é feito através de multiplexadores que recebem o comprimento de onda de diferentes fibras e convergem para uma única.
Na recepção, o sistema deve separar os diversos comprimentos de onda e encaminhá-los para suas respectivas fibras, sendo esta a função dosdemultiplexadores.  A demultiplexagem deve ser feita antes da detecção de luz, porque os foto detectores são dispositivos que não podem detectar seletivamente um único comprimento de onda.

Na figura 1 e apresentado um esquema de DWDM para 4 canais. Cada canal óptico usa seu próprio comprimento de onda ().

Figura 1. DWDM para 4 canais. [GTA/UFRJ 2012b]

Técnicas para Multiplexação e Demultiplexação   Uma simples forma de multiplexação ou demultiplexação de luz pode ser feita usando um prisma.
Um raio de luz policromático choca-se em uma superfície de prisma; cada comprimento de onda componente é refratado diferentemente. Na saída, cada comprimento de onda é separado um do outro por um ângulo. Uma lente foca cada comprimento de onda em sua respectiva fibra. O mesmo componente pode ser...
tracking img