Wdm e dwdm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Topologia de Redes

WDM

E

DWDM

1. Introdução
 A fibra óptica foi inventada em 1952, por um físico indiano chamado Narinder Singh Kanpany. Desde então, a fibra óptica passou por uma série de evoluções e hoje em dia, é utilizada em diversas áreas: na medicina, em equipamentos e, principalmente, em telecomunicações.
Na área das telecomunicações, a fibra óptica representa umexcelente meio para o tráfego de dados como, por exemplo, voz e televisão, entre muitas outras aplicações. Se comparadas com fios metálicos, as fibras ópticas apresentam inúmeras vantagens, como, por exemplo, imunidade a interferência elétrica e baixa perda de transmissão. No entanto, o custo de um processo de cabeamento óptico ainda é muito alto. Isso faz com que seja preferível a utilização decabos metálicos.
A tecnologia óptica tem se desenvolvido bastante e a procura por novas tecnologias é crescente. Além disso, temos o desenvolvimento de aplicações que exigem altas taxas de transferência, tais como a transmissão de áudio e vídeo. Para aumentar a capacidade de transmissão de dados, poderíamos instalar mais cabos nas redes. Isso seria uma maneira de aliviar o esgotamento dosrecursos da fibra. No entanto, envolveria alto custo e considerável tempo de construção, tornando-a impraticável na maioria dos casos.
Uma outra maneira de aumentar a taxa de transferência seria aumentar a taxa de bits usando o TDM (Time Division Multiplexing). O TDM é um método de combinação de várias informações independentes em uma única informação, para que a capacidade do meio seja aumentada. Essacombinação é feita pela junção dos sinais de acordo com uma seqüência definida. Ao chegar no receptor, cada informação independente é separada, baseando-se na seqüência e no tempo. Com isso, mais bits (dados) podem ser transmitidos por segundo. No entanto, utilizando TDM, podemos ter degradação do sinal devido à dispersão e a efeitos não lineares.
|
Figura 1 - Princípio do TDM |
Umaterceira escolha para aumentar a banda seria o WDM (Wavelength Division Multiplexing) que é uma tecnologia de multiplexação por divisão de comprimentos de onda. Isso iria aumentar a capacidade da fibra já implantada, além de se tornar possível a integração entre a atual e a próxima geração de tecnologias.
1. WDM
 1.1. Definição
Objetivando se tornar mais eficiente o uso de fibras ópticas, por volta de1990, foi desenvolvida a tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing). Esta tecnologia consiste em juntar numa mesma fibra vários sinais de luz, de cores (comprimentos de onda) diferentes, cada um gerado por um laser separado. No receptor, os sinais de cores diferentes são novamente separados.
|
Figura2 - Princípio do WDM |
Essa técnica de multiplexação é realizada com o objetivo deaumentar a capacidade de transmissão e como conseqüência, usar a largura de banda da fibra óptica mais adequadamente. No entanto, nos sistemas WDM, esse objetivo ainda não é alcançado completamente, pois é possível a multiplexação de poucos comprimentos de onda.

1.2. Características
As tecnologias WDM oferecem suporte a projetos de alta performance, tais como: ensino à distância, laboratóriosremotos, telemedicina, computação em grade, ambientes colaborativos. O WDM utiliza paralelamente tecnologias de rede como Multicast, Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering), QoS (Quality of Service), entre outras, oferecendo um serviço de qualidade, com novas tecnologias e alta capacidade de comunicação.
Os sinais a serem transmitidos nos diferentes comprimentos de onda podem possuir formatose taxas de bit diferentes, o que promove uma maior transparência aos sistemas de transporte. Cada sinal pode ser formado por fontes de dados (texto, voz, vídeo, etc.) diferentes e é transmitido dentro de seu próprio comprimento de onda. Assim, o WDM carrega os sinais de maneira independente uns dos outros, significando que cada canal possui sua própria banda dedicada.
A grande vantagem...
tracking img