Duvidas do estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientações: Estágio Contextos e Espaços Educativos

Perguntas frequentes

1. Em que local pode ser realizado o Estágio: Contextos e Espaços Educativos?
Conforme consta no roteiro para elaboração do estágio, disponível na página da disciplina no sistema AVA, o estágio poderá ser realizado em um espaço educativo não formal que oferece um espaço de aprendizagem com atividades recreativas,capacitações pedagógicas, projetos voltados para a solução de problemas coletivos da sociedade (comunidade) e/ou implantação de ações educativas.

2. Qual é a diferença entre a educação formal, não formal e a informal?
a formal (também denominada “escolar”) é aquela desenvolvida na escola com conteúdos previamente definidos. a não formal (também denominada “não escolar”) é aquela que ocorre fora da escolapor meio de ações de compartilhamento de experiências e conhecimentos. Exemplo: empresa. a informal é aquela que acontece de forma intencional durante o processo de socialização. Exemplo: família, amigos etc.

3. Eu posso realizar o estágio em uma escola?
O estágio (Contextos e Espaços Educativos) privilegia espaços não escolares ou não formais, portanto, não deverá ser realizado em escolas.

4. Euposso realizar o estágio em qualquer lugar não escolar ou não formal?
Para realizar o estágio em um espaço não formal é necessário observar se nele ocorre um processo de aprendizagem. Exemplo de locais que não se encaixam no objetivo deste estágio: consultório médico ou odontológico, farmácias, mercados (que não têm espaços recreativos), panificadoras, restaurantes, lanchonetes.

5. Quais são osespaços em que eu posso realizar o estágio (Contextos e Espaços Educativos)?
São vários os espaços, entre eles citam-se: Empresas (desde que realizem capacitações ou tenham projetos institucionais, sociais, pedagógicos, ecológicos). Exemplo: analisar o processo de implantação do 5S em uma empresa. Academias (organização das atividades) Autoescola Bibliotecas (menos as escolares) Centro deAssistência Social Clube de idosos Escola de samba Escolinha de futebol Grupo de escoteiros Hospitais Igrejas Museu ONGs Orfanatos Pastoral da criança Postos de saúde: desde que realizem orientações, cursos. Quartel do exército Sede de um time de futebol Sedes das diversas linguagens artísticas: pintura, escultura, música (Conservatório), dança, teatro, cinema, fotografia, etc.

6. O que eu observo em umaempresa?
Cada espaço não formal tem suas peculiaridades que devem ser atentamente consideradas para que elas o identifiquem como espaço rico de ensinoaprendizagem. Procure observar quais são as ações educativas realizadas. Exemplo: campanha para a sustentabilidade ou processo de implantação do 5S. Verifique: Quem é o responsável? Qual é o projeto que fundamenta a ideia? Como ocorre o processo? Hápalestras? Quais são as ações do processo? O que se aprende? Como é realizado o planejamento? Importante: Em uma empresa, você não analisará os processos administrativos e gerenciais ou as linhas de produção. Exemplo: não é objetivo desse estágio verificar a rotina de trabalho dos profissionais.

7. O que eu observo em um hospital?
O estágio no hospital é permitido desde que nele ocorram açõeseducativas/sociais. Exemplo: Doutores da alegria, salas de recreação, pedagogia hospitalar etc.

8. O que eu observo em uma unidade de saúde?
Campanhas, orientações para gestantes, palestras sobre doenças etc. Você não deve observar rotinas ligadas diretamente à área da saúde como uma consulta, por exemplo.

9. É necessário ter um pedagogo na instituição em que farei o estágio?
Um dos objetivosdesse estágio é observar os possíveis campos de atuação do pedagogo fora do ambiente escolar. Ou seja, o ideal é ter a figura do pedagogo, porém, na ausência desse profissional, a atenção será direcionada para o responsável do processo ensino-aprendizagem observado.

10. Quais são os documentos necessários para o estágio?
Carta de apresentação do estagiário Carta de aceite Ficha de frequência...
tracking img