Durkein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Gattaca narra um futuro onde o destino dos seres humanos depende do seu código genético. Em tal época é uma prática a manipulação deste como uma forma de seleção dos válidos, os quais sãofilhos da genética e os inválidos, filhos de Deus.
Os válidos possuem os melhores genes do pai e da mãe, portanto têm alto QI, são livres de doenças genéticas e bom porte físico. Osinválidos, por sua vez não foram gerados a partir da ciência e por isso são excluídos do meio social. Essa busca pela perfeição cria a eugenia social, que é exatamente a seleção dos que se encaixam ao meiodeterminado pelo homem e dos que não se encaixam.
O protagonista, Vicent Freeman luta contra o sistema imposto, uma vez que condenado por sua hereditariedade é impossibilitado de realizarseu grande sonho, entrar na Corporação Gattaca.
Nesse contexto, é possível relacionar a algumas teorias e pensamentos de Max Weber. Segundo ele “Os homens veem o mundo que o cerca a partirde valores, compartilhados, mas também subjetivados”, o que se encaixa perfeitamente à ideia do filme, pois, ao mundo são atribuídos valores que segregam os homens geneticamente.
A partirda “Ação Social” proposta por Weber, a qual possui um “tipo ideal”, sugere que este deve ser unilateral, racional e de caráter utópico, assim como a sociedade exposta no filme Gattaca, onde serescom tamanha perfeição são o tipo ideal.
Os “tipos puros de ação” apresentados por Weber, onde “a ação com relação a fins considera e calcula os meios necessários e adequados para atingir umdeterminado fim”. O filme deixa esse pensamento bem claro, ao selecionar seres humanos para atingir determinado objetivo no fim, que é uma sociedade perfeita, com seres perfeitos.
Segundoos conceitos de comunidade e sociedade escritos por Weber, “agir em sociedade é agir em comunidade no qual as expectativas se baseiam em regulamentos sociais vigentes – direito”. Tal pensamento...
tracking img