Dualidade e estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anthony Giddens - Dualidade da estrutura

A teoria da estruturação concebida por Anthony Giddens, tem como objectivo a explicação das práticas sociais no tempo e no espaço. Ao contrário do que outros teóricos defendiam, as práticas sociais existiam e perpetuavam-se pela estrutura ou pela acção humana, duas forças antagónicas e paradigmáticas. Giddens tenta encontrar um cruzamento das duasdefendendo que ambas têm a sua influência tornando-se interdependentes. A esta troca de influências entre estrutura e acção Giddens dá o nome de Dualidade de estrutura. Esta dualidade permite a continuidade da reprodução social ao longo dos tempos pois fomenta a passagem das regras e significações, assim como, a forma de utilização dos recursos ao longo dos tempos. A estrutura é vista como resultadoe meio das acções do indivíduo e da sua conduta, ou seja, a acção do indivíduo constitui e assegura a manutenção da estrutura, e por sua vez a estrutura irá condicionar o comportamento e a acção humana.
A fim de demonstrar a aplicabilidade e a actualidade do conceito acima referido este vai ser ilustrado com o filme “million dollar baby” realizado por clint eastwood clint Eastwood em 2004(grelha de análise no anexo I). Este marco cinematográfco é controverso e um bom exemplo para explicar a “dualidade da estrutura” de Giddens devido essencialmente a dois pontos: a entrada de uma mulher num mundo dominado por homens e a Eutanásia, dois temas que mais do que dividirem estrutura e acção as confundem e até contradizem.
Maggie (hillary swank), uma menina incompreendida e disposta afugir do seu papel secundário de mulher procura Frankie Dunn, um treinador de boxe que vê diarimamente retornadas as cartas que escreve a uma filha que nunca teve. Primeiramente rejeitada ela luta até que Frankie aceite ajudá-la, tornando-se, mais tarde, após toda a gente a abandonar, o único a acreditar nela, como se fosse a filha que ele tanto queria. Este pequeno percurso de uma mulher na tela podeser trazido para realidade. A mulher desde sempre lutou pelos seus direitos e pela sua identidade num mundo de homens, muitas vezes rejeitadas e humilhadas, não deixaram de lutar até alcançarem os seus objectivos. Podemos dizer que a estrutura foi condicionando a acção, contudo, esta ao impor-se á primeira levou-a “quebrar” e a aceitar as mudanças “propostas” pela acção. No entanto, a estruturaainda mantém matrizes de dominação masculina que as mulheres, e muito particularmente os moviementos feministas não conseguiram mudar. Muitas dessas matrizes são sustentadas por mulheres mais velhas que se acomodaram a um papel secundário e ainda consentem que uma boa mulher é que aquela que tem bons ouvidos mas é muda. Apesar de tudo, a acção da mulher continua em luta com a estrutura da dominaçãomasculina e este é só mais um nível a ultrapassar.
O segundo tema, mais do que o primeiro, divide muitas sociedades e por vezes acaba por fazer sentir dividida a própria pessoa. A Eutanásia é um assunto epidérmico e ainda tabu na sociedade portuguesa profundamente católica. Maggie alcança o seu sonho, lutar pelo títulofeminino, durante o intervalo de um fantastico combate Maggie é empurradapela adversária para o canto do ringe onde está situado o banco descanso, com o desiquilibrio a lutadora fractura a coluna sendo imediatamente levada para o hospital. Esta fica paralisada e a depender de uma máquina para respirar. Ao ter consciencia do seu estado irreversível pede a frankie que lhe desligue a máquina, ao ver o seu sofrimento, o treinador concede-lhe o pedido. Tirar a vida a alguém,mesmo que a pedido, é algo altamente condenável (se tirar a própria vida já o é, pedir para alguém a retirar é altamente repugnável) na sociedade portuguesa. Apesar de esta ser uma generalização da sociedade portuguesa o facto é que a eutanásia é proíbida e na legislação situa-se no homicidio, homicidio qualificado, homicidio privilegiado, homicidio a pedido da vítima, incitamento ou ajuda ao...
tracking img