Dstv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

DST é uma sigla que quer dizer Doenças Sexualmente Transmissíveis. São doenças causadas por vários tipos de micróbios que vivem nos órgãos genitais (no pênis, ânus, vulva e vagina) das pessoas contaminadas. Quase sempre pegamos essas doenças nas relações sexuais com alguém que já se contaminou.
Qualquer pessoa que teve ou tem algum tipo de contato sexual sem camisinha (anal,vaginal ou oral) com alguém que se contaminou, pode ter uma DST. Qualquer pessoa por mais limpa, cheirosa, de "família" ou saudável que seja, pode ter se contaminado com uma DST sem saber.








DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSIVEL (DST)

Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doençasvenéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar adisseminação de tais doenças.
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não fiéis portadoras de DST têm aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro (a), que pode contrair a doença em relações extraconjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
São doenças queafetam tanto homens quanto mulheres, independente da raça, posições sociais ou nível de escolaridade. É evidente que a população mais carente, com baixa escolaridade está mais predisposta a adquirir uma doença sexualmente transmissível, mesmo porque as condições em que essa pessoa foi criada ou que vive, favorece atitudes que as deixam mais vulneráveis.
A transmissão das doenças sexualmentetransmissíveis ocorre por meio do contato íntimo com a pessoa infectada, sem uma proteção adequada. É importante ressaltar que muitos microrganismos causadores das DST´s não sobrevivem ao meio externo, necessitando assim habitar o corpo humano.
Geralmente, o contato sexual acontece com os órgãos genitais, mas o sexo oral e o anal também podem causar as infecções.
Muitas doenças afetam a região genitalexterna, mas também podem ascender para alguns órgãos internos, como por exemplo, a próstata, o útero, os testículos e outros órgãos internos. As doenças sexualmente transmissíveis causam irritação local, coceira e uma leve dor, mas nos casos da gonorreia e clamídia, a infertilidade em mulheres pode ser uma das graves complicações.
Para controle das doenças sexualmente transmissíveis é importante queas pessoas usem preservativos, em todas as relações sexuais. É uma medida simples e barata, pois existem programas de controle das DST´s nas prefeituras, inclusive com a distribuição gratuita de preservativos.

QUAIS SÃO?

Cancro Duro (Sífilis)
Cancro Mole
Gonorréia e Clamídia
Condiloma acuminado/HPV
Linfogranuloma Venéreo
Granuloma Inguinal
Hepatite B
AIDS
Infecção portrichomonas (Tricomoníase)
Infecção por ureaplasma
Infecção por gardnerella
Molusco Contagioso
Herpes Simples Genital


CANCRO DURO (SÍFILIS)





O que é
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode nãoapresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente...
tracking img