Necessidades educativas intelectuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O presente trabalho, resulta de uma pesquisa feita sobre alunos com necessidades educativas especiais intelectuais N.E.EI. Começa com breves conceitualizações, onde são apresentadas diversas perspectivas teóricas de diferentes pensadores com o objectivo de contextualizar o tema em questão. Na segunda parte, apresenta-se uma visão específica daquilo que são os sinais de alerta dadeficiência intelectual, as causas, a classificação e as características específicas dos deficientes mentais.

Numa terceira parte, far-se-á uma abordagem sobre alunos com atraso no desenvolvimento mental onde GROSSMAN (1983), citado por CORREIA, L. Miranda, conceitualiza este grupo como sendo o de alunos com o funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média que resulta oucoexiste com problemas no comportamento adaptativo e que ocorre durante o período de desenvolvimento. O trabalho trata em seguida das particularidades da atenção aos alunos com N.E.EI na escola especial e na escola inclusiva levando em consideração que é do direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação tendo em conta que esta é um direito constitucional. Agarantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros factores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta valorização se efectua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e colectiva, bem como pelo respeito ao acto de aprender e de construir.

Na quinta e sextas partessendo estas as ultimas do trabalho, importa enfatizar que falaremos dos alunos superdotados e talentosos assim como das particularidades do aluno com N.E.EI, atenção diferenciada a estes alunos nos diferentes contextos (escola, família e comunidade).
2.1. Objectivos
2.2. Geral

* Fazer um estudo específico sobre alunos com necessidades educativas especiais intelectuais N.E.EI.2.3. Específicos

* Identificar os sinais de alerta, as causas, a classificação e as características específicas de alunos com N.E.EI;
* Descrever os alunos com atraso no desenvolvimento mental;
* Identificar quais as particularidades da atenção aos alunos com N.E.EI na escola especial e na escola inclusiva,

2.4. Metodologia

Segundo Hegenberg citado por MARCONI& LAKATOS (2000:44) “método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo reflectido e deliberado”. Seguindo a definição do autor os métodos usados para a elaboração deste trabalho foram:
* Consultas em fontes bibliográficas
* Leitura de arquivos relacionados
* Pesquisas pela internet

2. Alunos ComNecessidades Educativas Especiais Intelectuais

Deficiência intelectual é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social, estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.

Segundo CORREIA, L. Miranda(1999:51), neste grupo de deficiência, encontramos geralmente alunos com deficiência mental, ou seja aqueles indivíduos cujos problemas acentuados no seu funcionamento intelectual e comportamento adaptativo, lhes causa problemas globais na aprendizagem, quer ela seja académica ou social. Englobam-se ainda nesta categoria, os alunos superdotados e ainda os talentosos, cujo funcionamento intelectual epotencial de aprendizagem é superior à média.

Para definirmos deficiência mental temos, obrigatoriamente, de pensar em quociente de inteligência, na medida em que esta deficiência interfere directamente com o funcionamento intelectual de qualquer ser humano. Considerando as causas e os reflexos dos mesmos assim se identifica o tipo de deficiência de que uma criança possa sofrer. Desta forma,...
tracking img