Dst e aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS OU DST

AS RELAÇÕES SEXUAIS TAMBÉM PODEM RESULTAR EM DOENÇAS, TRANSMITIDAS DE UMA PESSOA CONTAMINADA PARA UMA SÃ DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL. AS DST SÃO PERFEITAMENTE EVITÁVEIS. VEJAMOS ALGUMAS DELAS:
- AIDS -GONORRÉIA - SÍFILIS -CONDILOMA GENITAL -HERPES GENITAL
-HEPATETI B e C -LINFOGRANULOMA VENÉREO-CANCRO MOLE

A I D S
EMBORA A AIDS SEJA IDENTIFICADA COMO DOENÇA, NA VERDADE TRATA-SE DE UMA SÍNDROME. A PALAVRA SÍNDROME CARACTERIZA UM CONJUNTO DE SINAIS E DE SINTOMAS QUE PODEM SER PRODUZIDOS POR MAIS DE UMA CAUSA. O TERMO AIDS VEM DE UMA EXPRESSÃO INGLESA ACQUIRED IMMUNO DEFICIENCY SYNDROME, QUE SIGNIFICA SÍNDROMEDE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA.
É CAUSADO POR UM GRUPO DE VÍRUS, CHAMADO HIV, QUE INVADEM CERTAS CÉLULAS- ALGUNS TIPOS DE GLÓBULOS BRANCOS DO SANGUE- RESPONSÁVEIS PELA DEFESA DO ORGANISMO.
O VÍRUS SE MULTIPLICA DENTRO DESSAS CÉLULAS IMPEDINDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO DE PROTEGER O ORGANISMO CONTRA AS AGRESSÕES EXTERNAS (POR BACTÉRIAS, OUTROS VÍRUS, PARASITAS E MESMO POR CÉLULASCANCERÍGENAS). O ORGANISMO SE TORNA MAIS SUSCEPTÍVEL A DETERMINADAS INFECÇÕES E TUMORES QUE ACABAM POR LEVAR O DOENTE À MORTE.
A FASE AGUDA (APÓS 1 A 4 SEMANAS DA CONTAMINAÇÃO) DA INFECÇÃO MANIFESTA-SE COMO UM QUADRO GRIPAL QUE PODEM ESTAR ACOMPANHADA DE MANCHAS VERMELHAS PELO CORPO E ÍNGUA EM DIFERENTES LOCAIS DO ORGANISMO.
OS SINTOMAS SÃO INESPECÍFICOS E COMUNS A VÁRIAS DOENÇAS, OQUAL SÓ PODE SER CONFIRMADO PELO TESTE ANTI-HIV, QUE DEVE SER FEITO APÓS 3 MESES DA PROVÁVEL CONTAMINAÇÃO.
A TRANSMISSÃO SE DÁ ATRAVÉS DO SANGUE E LÍQUIDOS CONTAMINADOS POR SANGUE, SÊMEN, SECREÇÕES VAGINAIS, LEITE MATERNO, DURANTE A GRAVIDEZ, NO PARTO DE MÃES PORTADORAS DO HIV, SERINGAS E SEXO VAGINAL, ORAL E ANAL
NÃO HÁ CURA AINDA. EXISTEM DROGAS QUE INIBEM A REPLICAÇÃO DOHIV QUE DEVEM SER USADAS ASSOCIADAS E O USO CONTÍNUO.
G O N O R R É I A

DOENÇA INFECTO-CONTAGIOSA QUE SE CARACTERIZA PELA PRESENÇA DE ABUNDANTE SECREÇÃO PURULENTA PELA URETRA NO HOMEM E VAGINA E/OU URETRA NA MULHER. ESTE QUADRO É PRECEDIDO POR COCEIRA NA URETRA E ARDÊNCIA AO URINAR. EM ALGUNS CASOS PODEM OCORRER FEBRE. NAS MULHERES OS SINTOMAS SÃOMAIS BRANDOS OU MESMO AUSENTES.
AS COMPLICAÇÕES SÃO DOENÇAS INFLAMATÓRIAS EM GERAL, ABORTO ESPONTÂNEO, PARTO PREMATURO, BAIXO PESO, PARTO DE BEBÊ MORTO, ENDOMETRITE PÓS-PARTO.
O TRATAMENTO É FEITO POR ANTIBIÓTICOS SOB SUPERVISÃO MÉDICA. É IMPORTANTE QUE AS MULHERES CONSULTEM O GINECOLOGISTA PELO MENOS UMA VEZ AO ANO, JÁ QUE OS SINTOMAS SÃO BRANDOS. O PARCEIRO TAMBÉM TEM FAZERTRATAMENTO ADEQUADO.
PREVENÇÃO: CAMISINHA, HIGIENE PÓS-COITO.

S Í F I L I S

É UMA DOENÇA INFECCIOSA CAUSADA PELA BACTÉRIA TREPONEMA PALLIDUM. MANIFESTA-SE EM 3 ESTÁGIOS: PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA. NOS DOIS PRIMEIROS ESTÁGIOS SE OBSERVAM OS PRINCIPAIS SINTOMAS E QUANDO ESSA DOENÇA É MAIS TRANSMISSÍVEL. MESMO EM CASOS DEINDIVÍDUOS NÃO TRATADOS, ELA DESAPARECE. A PESSOA NÃO SENTE NADA E APRESENTA UMA APARENTE CURA DAS LESÕES INICIAIS. A DOENÇA PODE FICAR ESTACIONADA POR ANOS, ATÉ QUE SURGEM COMPLICAÇÕES GRAVES COMO CEGUEIRA, PARALISIA, DOENÇA CEREBRAL, PROBLEMAS CARDÍACOS E ATÉ A MORTE.
OS SINTOMAS SÃO, INICIALMENTE, FERIDAS NOS ÓRGAÕS SEXUAIS E ÍNGUAS NAS VIRILHAS. NÃO DOEM E NÃO COÇAM. A FERIDADESAPARECE. SE A DOENÇA NÃO FOR TRATADA, CONTINUA A AVANÇAR NO ORGANISMO, SURGINDO MANCHAS EM VÁRIAS PARTES DO CORPO, QUEDA DE CABELOS, CEGUEIRA, DOENÇA DO CORAÇÃO, PARALISIAS. EM GRÁVIDAS PODERÁ OCORRER ABORTO/NATIMORTO OU MÁ FORMAÇÃO DO FETO.

A TRANSMISSÃO É FEITA POR MEIO DE RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS, TRANSFUSÃO DE SANGUE CONTAMINADO, E DURANTE A GESTAÇÃO E O PARTO DE MÃE...
tracking img