dsfsf

434 palavras 2 páginas
Platão
Em sua teoria das idéias, estabelece a hierarquia entra a razão e os sentidos: “a razão tem dificuldade em atingir os verdadeiros sentidos por causa da deformação que os sentidos inevitavelmente provocam. Por isso, cabe à razão depurar esses enganos, para que o espírito possa atingir a verdadeira contemplação das idéias”; se o indivíduo permanece dominado pelos sentidos, fica restrito a um conhecimento imperfeito do mundo dos fenômenos.
O mundo sensível só existe enquanto participa do mundo das idéias, do qual é apenas uma sombra ou cópia.
Cabe ao filósofo elevar o conhecimento de simples opinião, o senso comum, o “vir-a-ser” (doxa), até a ciência, o ser verdadeiro (episteme).
Platão considera o conhecimento matemático um saber essencial para que o processo do conhecimento, da ciência, seja possível, porque a matemática descreve realidades não-sensíveis e é capaz de se dissociar dos sentidos e da prática.
Ele atribui a um Demiurgo, que quer dizer “artesão”, o princípio divino que organiza a matéria preexistente, que contempla os modelos do Mundo das Idéias e cria a Alma do Mundo. Ou seja, para Platão, o mundo sensível é uma cópia do mundo inteligível.
Descreve o universo como um ser vivo, esférico, uno e indivisível. Tem uma idéia geocêntrica do Universo, e afirma que depois de ele ter sido organizado, surgem os dias e as noites, e as quatro espécies de seres: os deuses, os seres alados, os seres aquáticos e os seres terrestres, que são constituídos respectivamente pelos quatro elementos: fogo, ar, água e terra.
Descreve uma relação estreita entre a natureza humana e a natureza universal, o “pequeno mundo” e o Todo.
Aristóteles
Discípulo de Platão, foi suficientemente crítico para ir além do mestre.
Recusa o idealismo do mundo das idéias e admite que apenas o indivíduo concreto existe, criticando o “mundo separado”, as idéias platônicas.
Seu grande triunfo foi ter utilizado a lógica. Aristóteles elabora uma série de noções metafísicas quanto à

Relacionados

  • Dsfsf
    454 palavras | 2 páginas
  • dsfsf
    2618 palavras | 11 páginas
  • Dsfsf
    834 palavras | 4 páginas
  • Leitura
    330 palavras | 2 páginas