Drywall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ARQUITETURA E URBANISMO


BRUNA MOTA DA MATTA
IGOR SANTOS MENEZES

GESSO ACARTONADO

Salvador
2009

Monografia apresentada ao Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo, à disciplina Materiais de Construção II, Universidade Salvador - UNIFACS, como requisito parcial para 3ª avaliação do semestre letivo2009.2.

Orientador: Prof. JOSE RODRIGUES NOGUEIRA NETO.
GESSO ACARTONADO
BRUNA MOTA DA MATTA
IGOR SANTOS MENEZES



Salvador
2009

"Construir pode ser a tarefa lenta e difícil de anos. Destruir pode ser o ato impulsivo de um único dia." (Sir Winston Churchill)
RESUMO

O Gesso Acartonado é um dos componentes da construção civil que mais vem ganhando espaço no mercado. Apesar de suapresença no mercado desde 1974, começou a ganhar a expressiva importância principalmente no mercado brasileiro na segunda metade dos anos de 1990. Diversos benefícios são apresentados pelas fabricantes desse material, dentre eles o que mais chama atenção é o isolamento acústico que apesar de sua baixa densidade alcança valores que superam em muitos casos as paredes de alvenaria. Mesmo com osbenefícios a falta de qualificação adequada, limitações de ordem prática, no Brasil, tornam a realidade um pouco distinta e detalhes de execução comprometem a eficiência do sistema. Contrastando vantagens e desvantagens, o gesso acartonado é uma alternativa para um futuro com construções mais rápidas, livres de resíduos com a qualidade controlada que toda obra exige.

PALAVRAS-CHAVE: Gesso Acartonado –Construção Civil – Edificações.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Pinturas Sobre paredes revestidas com gesso no Egito. 9
Figura 2 - Esquema de Material Aplicado nas Divisórias de Gesso Acartonado. 11
Figura 3 - Trecho Projeto Ampliação do CEDAF - Universidade Federal da Bahia. 13
Figura 4-Instalação de Divisórias de Gesso Acartonado ICS - CEDAF 14

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 GESSOACARTONADO 8
2.1 A HISTÓRIA DO GESSO 8
2.2 Definição Básica do Gesso 9
2.3 Gesso Acartonado 9
3 Vedação vertical com placas de Gesso acartonado 10
3.1 Vantagens e Desvantagens da Utilização das Placas de Gesso Acartonado 11
3.2 O projeto das vedações verticais internas com placas de gesso acartonado 12
4 Montagem das Chapas 13
4.1 Materiais Utilizados 14
4.2 Tipos de Placas 14
5Conclusão 16
referencias BIBLIOGRAFIcas 18

INTRODUÇÃO

A construção civil, assim como em outras áreas, vem apresentando um processo revolução tecnológica de seus componentes, materiais, técnicas e métodos. Atualmente profissionais e empresas, buscam inovações e melhoria na qualitativa e quantitativa dos serviços impondo desafio aos métodos convencionais sejam eles de edificações, estruturase construções no âmbito geral. Edifícios que não cumprem satisfatoriamente os objetivos que são propostos podem ter seu uso e operação comprometidos, sofrendo baixa taxa de ocupação devido aos problemas construtivos existentes.
Acompanhando o processo em curso, um material que está ganhando mercado na construção civil nacional é o gesso acartonado, que forma um sistema construtivo de vedaçõesinternas também chamadas de “sistema construtivo a seco”. Esta designação refere-se ao método de produção e montagem, no qual se consegue produzir uma vedação com materiais industrializados e pré-fabricados, com mínima geração de resíduos.
Diversas são as vantagens apresentadas, principalmente pelas empresas produtoras e pelos entusiastas do sistema, mas assim como todos os métodos construtivos,esse, também, possui aspectos positivos e negativos quanto ao seu desempenho. A evolução da construção civil caminha em direção a racionalidade, procurando cada vez mais utilizar sistemas construtivos modulados, visando à redução dos custos refletidos tanto pela redução dos custos financeiros propriamente ditos, quanto na redução do tempo de execução das edificações.
O gesso acartonado pode ser...
tracking img