Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DROGA LICITA E ILICITAS

Droga Licita
Quais são?

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos,anabolizantes e outros.
As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes:

- álcool,

- cigarro,

- benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono);

- xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do opióide);

- descongestionantes nasais,

- os anorexígenos (moderadores de apetite) e- anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular).

Álcool – Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso estáinteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasose estômago.
Em caos de suspensão do consumo pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.

Cigarro – Uma das mais de 4500 substâncias que um único cigarro contém – a nicotina – interagem com receptores neurais, que liberam substâncias como a dopamina, acetilcolina, serotonina e betaendorfina, conferindo uma sensação deprazer imediata.
Mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina; a nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos: tempo bem mais rápido que o principio ativo de qualquer outra destas drogas. Assim, a probabilidade de um individuo se tornar dependente da nicotina é muito alta, com crise de abstinência bastante incômoda, que geralmente se inicia minutos depois do último trago,sendo as grandes responsáveis pela dificuldade de um fumante em interromper o uso do cigarro.
Gás carbônico, monóxido de carbono, amônia, benzeno, tolueno, alcatrão, ácido fórmico, ácido acético, chumbo, cádmio, zinco, níquel dentre outras muitas substâncias são encontradas no cigarro. Estas são responsáveis pelo aumento dos riscos que estes indivíduos têm de desenvolver problemas de saúde comocânceres, doenças coronarianas, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata. O cigarro é considerado um dos maiores problemas de saúde pública (e ambiental) que nossa sociedade enfrenta na atualidade.

Benzodiazepinas - Pertencente ao grupo de fármacos ansiolíticos, esta droga é usada no tratamento sintomático daansiedade e insônia. A Benzodiazepinas vem em forma de comprimido e seu uso causa dependência psicológica e física, dependente da dosagem e duração do tratamento. A dependência física estabelece-se após 6 semanas de uso, mesmo que moderado. Os problemas de dependência e abstinência são comparáveis aos de outras substâncias que causam dependência, tendo-se transformado, nos países aonde há um uso maisgeneralizado, num problema de saúde pública, que só agora começa a ser reconhecido na sua verdadeira escala.

Onde encontramos as drogas lícitas?

Numa pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde notou-se quão grande é o mercado das drogas permitidas, pois essas promovem maior necessidade ao usuário e maior custo, já que são encontradas em todos os bairros espalhados pelas cidades.

Qual a...
tracking img