Drogas no mundo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Discente Efetivo 2º Bimestre
Tópicos Especiais em Gestão Empresarial
Professor Vicente Carlos Cavallari





DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO










André Thiago Rebechi RA: 90180098
Eslandio dos Santos Silva RA: 10880093
Thais Costa Herrera RA: 01211098
Wanderlei Amorozo RA: 90196096

Administração – 7º Semestre – F304










SÃO PAULOANO 2012
SUMÁRIO


OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 4
1. IMPACTOS DO USO DE DROGAS EM UMA ORGANIZAÇÃO 5
2. POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
ANEXO I – LEI Nº 10.409, DE 11 DE JANEIRO DE 2002 5
ANEXO II - FUNÇÕES DOS COMPONENTES DO GRUPO 11


































OBJETIVO


O objetivo destetrabalho é analisar quais os impactos que o uso de drogas por parte dos funcionários pode ocasionar em uma organização, e quais seriam as melhores soluções para que este problema seja resolvido. Para isso, será necessário conhecer quais as principais substâncias utilizadas pelos funcionários, os motivos e razões pelo quais eles tornaram-se dependentes químicos e seus impactos não só na vidaprofissional como também na vida pessoal, já que vários fatores podem influenciar o rendimento do funcionário como também da empresa como um todo.























INTRODUÇÃO


O consumo de drogas lícitas (como bebidas alcoólicas e o cigarro) e ilícitas é uma doença que deve ser tratada. Tal consumo influencia a vida pessoal e profissional do trabalhador de formanegativa, tornando-o dependente de tal substância. As pessoas utilizam estas “válvulas de escape” como parte de sua própria personalidade (busca por status), ou então para tentar amenizar algum problema, como os familiares, financeiros, amorosos, sentimentos de perda, solidão, depressão entre outros. O estresse aparece como principal motivo que leva a pessoa a “fumar um cigarro” ou a “beber umcopo de cerveja” com o objetivo de aliviar a tensão, porém este cigarro ou copo de bebida alcoólica pode levar a pessoa a um círculo vicioso, de onde é difícil escapar.
Este problema vem de muito tempo, podemos citar como exemplo o uso de bebidas alcoólicas nos séculos XVII e XVIII, que era utilizada como substância psicoativa e totalmente liberado e apoiado pela sociedade da época, sob ointuito de aumentar a capacidade de produção sob condições adversas. Porém com a chegada da Revolução Industrial, no século XIX, o uso de máquinas tornou-se frequente, produção passou a ser feita em grande escala em prazos menores, e com isso o álcool passou a ser considerado um vilão, já que seu uso em excesso passou a prejudicar a capacidade produtiva dos funcionários e seu rendimento.
Ouso de drogas causa prejuízos à organização de diversas formas que serão discutidas ao longo deste trabalho, porém cabe a empresa saber lidar com o problema pois a recuperação de um dependente químico pode não só mudar seu comportamento em relação ao seu emprego, como também pode mudar seu comportamento no dia-a-dia. Neste trabalho, serão discutidos os impactos do consumo de drogas nasorganizações e possíveis soluções que podem ser adotadas pelas empresas para este problema. No Brasil, o Governo em suas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) já faz a sua parte, promovendo programas de apoio e combate às drogas, restrição na venda e propaganda de álcool e cigarro, leis antifumo entre outras ações. Também podemos lembrar das Organizações Não Governamentais e Grupos de Auto Ajuda, ondepessoas podem entrar nos mesmos viciadas e podem sair com uma nova vida e um novo objetivo de vida.





1. IMPACTOS DO USO DE DROGAS EM UMA ORGANIZAÇÃO


O ...







2. POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA


Com bastante frequência, as empresas se mostram bastante irredutíveis de que seus funcionários podem estar envolvidos com uso de drogas e álcool, e acham que a...
tracking img