Casimiro de abreu - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casimiro de Abreu

❖ Poeta que representa a sensibilidade brasileira espontânea. Levou vida boemia e morreu de tuberculose.

❖ Nasceu em Barra de São João, Estado do Rio de Janeiro, nodia 4 de Janeiro.

❖ Era filho do rico comerciante português, José Joaquim Marques de Abreu.

❖ Entre 1853 e 1857, estudou em Portugal. A vocação literária, porém, suplantou a vidaacadêmica.

❖ Em Lisboa, iniciou-se como poeta e dramaturgo.

De volta ao Brasil, dedicou-se à atividade comercial, com o apoio paterno. Mas definia este trabalho como uma "vida prosaica… queenfraquece e mata a inteligência”.
❖ Em 1860 fica noivo de Joaquina Alvarenga Silva Peixoto. Casimiro vivendo uma vida boêmia contrai tuberculose e vai para Nova Friburgo tentar a cura da doença.❖ Casimiro José Marques de Abreu, não resiste à doença e morre com apenas 21 anos, no dia 18 de outubro de 1860, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Casimiro de Abreu e o Romantismo

❖Apesar de ter vivido apenas 21 anos, ele foi um dos poetas mais importantes da segunda geração de poetas românticos. Cujas principais características eram: o pessimismo e certo gosto pela morte, àreligiosidade e naturalismo.

❖ O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. Aslágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".

❖ Seu poema mais famoso é Meus Oito Anos.

❖ Da segunda geração romântica brasileira, Casimiro deAbreu cultivava um lirismo de expressão simples e ingênua. Seus temas dominantes foram o amor e a saudade.

❖ Conhecido como "poeta da infância", fala muito da inocência perdida . Trabalha tambémtemas do chamado “romantismo descabelado”: exílio e lirismo amoroso.

❖ Seus temas dominantes foram o amor e a saudade. Embora criticado por deslizes de linguagem e falta de embasamento...
tracking img