Drive thru curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O PERFIL DO CONSUMIDOR CURITIBANO QUE UTILIZA O SERVIÇO DRIVE-THRU
BÁRBARA REGINA LOPES COSTA 1; HELENA CRISTINA G. A. PACHECO 2; ILZE MARIE FUGMANN 3; THAÍS PRISCILA DE ARAÚJO 4

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo avaliar as características comportamentais de consumidores curitibanos que fazem uso do serviçodrive-thru. Por tratar-se de uma forma relativamente nova de se atender ao consumidor no Brasil, constatou-se a ausência de estudos que definam o perfil do consumidor desse sistema de atendimento. A metodologia descritiva utilizou levantamento de campo, por meio da aplicação de questionários quantitativos para uma amostra probabilística. O final do estudo apresenta o perfil do consumidor curitibano queutiliza o drive-thru, no entanto percebe-se que consumidor curitibano ainda não incorporou esse modo de compra à sua rotina, o que pode ocorrer por não haver a divulgação do serviço e/ou ter poucos estabelecimentos na cidade que o ofereça.
Palavras-chave: comportamento do consumidor, drive-thru, características comportamentais do consumidor curitibano.

Introdução Com poucas exceções, o comérciodas cidades vem acompanhando as tendências de inovação, utilizando a tecnologia e proporcionando facilidade aos clientes, além de outros atrativos. O consumidor amplia suas demandas, por diversos fatores: a mulher i nserida no mercado de trabalho, a tecnologia envolvida no ramo da alimentação, a quantidade de tarefas em que as pessoas se envolvem no dia-a-dia, o aumento da frota de carDoutorandaem Administração (Universidad de la Empresa – UDE/Uruguai). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora da FATEC-Americana e da Faculdades Network – Nova Odessa. E-mail: babhy@terra.com.br. 2 Graduada em Administração de Empresas (PUC/PR). Pós-Graduada em Marketing pela FAE-Business School. Analista Comercial da Gardner Denver Brasil. E-mail:pacheco.helena@uol.com.br. 3 Graduada em Design Gráfico (PUC/PR). Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAEBusiness School e em Planejamento e Arte na Produção de Eventos pela PUC/PR. Designer e Produtora de Eventos. E-mail: ilzemarie@hotmail.com. 4 Graduada em Publicidade (PUC/PR). Pós-Graduada em Marketing pela FAE-Business School. E-mail: thaispriscila@hotmail.com.
1______________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 3, Nº 2 (2011)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ros, o crescimento da população e assim por diante. Em Curitiba, não é diferente, a gl obalização trouxe muitas mudanças e a capital do Paraná precisou adaptar-se às novas transformações sociais para atender as necessidades dosseus consumidores.

Uma das maneiras de atender o consumidor contemporâneo, aliando a praticidade ao atendimento rápido é o comércio drive-thru (do inglês, drive through). Mais comum para os norte-americanos, esse serviço possibilita ao consumidor a permanência dentro do carro para fazer o pedido e o pagamento. Atualmente, tal serviço já é familiar ao consumidor curitibano, na grande maioria emcomércio de alimentos e bebidas. Hoje, se encontra em Curitiba vídeo locadoras que oferecem o sistema drive-thru para devolução da mercadoria, lava-carro, restaurantes e lanchonetes que funcionam por meio do sistema drive-thru.

O serviço drive-thru, permite que o consumidor não perca tempo saindo de seu veículo para fazer um pedido, aguardar o pedido e somente depois voltar para o carro e seguir caminho. Ele tonar possível que se faça todo o processo descrito e o pagamento, sem sair do veículo. É um processo que proporciona maior agilidade e mais comodidade. Além de oferecer segurança, fator importante a se considerar em cidades grandes e em crescimento, onde a incidência de violência tende a ser maior. O drive-thru também garante que o tempo gasto em um carro, nos horários de maior...
tracking img