Resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resiliência

Todo organismo que dura tem a mesma competência central de saber modificar práticas e comportamentos ao longo do tempo.




2. Caso 2 (pág. 33 a 35)

Trata-se de um diretor de telecomunicações que possui uma equipe tecnicamente muito boa, mas que tem problemas com as mudanças e com isso, entregam suas tarefas com baixa qualidade e após o período estipulado.Após investigação o autor verifica que há indivíduos no grupo que respondem bem as mudanças, mas que não recebem nenhum tipo de valorização por parte do diretor. Verificou também que para os indivíduos que apresentavam resistência e problemas com as mudanças, o diretor apenas demonstrava sua insatisfação e fazia ameaças sem que as efetivasse.

Concluiu então, que ao mesmo tempo emque desvaloriza ações positivas daqueles que apresentam boa adaptação à mudança, ele fortalece os atos de desinteresse e resistência por parte dos que não se adaptam, já que não reconhece os pontos positivos e não penaliza os negativos.



3. Caso 4 (pág. 39 a 44)

Um diretor de finanças encontra-se em uma situação embaraçosa devido a um email de um dos gerentes da sua equipe direcionado aodiretor geral. O email apresenta uma redução de custos (devido à necessidade de mudança no orçamento), supostamente proposta pelo gerente, apesar do veto do diretor regional. Essa atitude proporcionou um questionamento do diretor geral junto ao regional, porém as informações apresentadas foram propostas em conjunto (diretor regional, gerente e demais componentes da equipe), ou seja, houvedesonestidade por parte do gerente.

Com a análise dos acontecimentos, o autor foi informado que o gerente já havia ocasionado outros problemas, mas que o diretor regional não tomou nenhuma atitude frente às situações, argumentando que as ações ocorreram por imaturidade. Agindo dessa forma, o diretor regional abriu margem para que o gerente ultrapassasse o limite de hierarquia levando o fato de formaincorreta ao diretor geral. Talvez tudo isso fosse evitado se o diretor regional tivesse levado mais a sério os problemas ocasionados anteriormente, chamando a atenção do gerente, procurando os motivos pelos quais ele provocou aqueles conflitos.

O caso nos passa a idéia de que se proporcionarmos uma comunicação clara e efetiva, a probabilidade de aceitação à mudança será maior, já que oscolaboradores terão a oportunidade de entender quais são os rumos que a organização irá percorrer e qual é o papel de cada um deles no processo de mudança.



4. Perguntas relevantes que todo líder deveria estar apto a responder para promover o sucesso da mudança e o alcance de novos resultados com resiliência. (pág. 45 e 46)



5. Existem quatro níveis de resiliência:

Resiliência é acapacidade do indivíduo de se adaptar positivamente frente a uma mudança. São apresentados quatro níveis de resiliência (RN1,RN2,RN3 e RN4) que serão descritos a seguir.




1. Resiliência nível 1 (RN1): Recuperar-se de traumas e adversidades.

Ex.: Empresa perde o market share por dez anos, transforma-se e dá a volta por cima atingindo a liderança.



1.

2.

3.

4.5.

1.

2. Resiliência nível 2 (RN2): Tornar-se mais flexível, fluido, “leve”, consistente e econômico.

Ex.: Empresa, diante do desafio de qualificar melhor seus processos utiliza práticas validadas de melhorias e, em dois anos, reposiciona-se como líder no mercado.



1.

2.

3.

4.

5.

1.

2.

3. Resiliência nível 3 (RN3): Crescer efortalecer-se mesmo em ambientes de mudança.

Ex.: Líder despreparado assume área da empresa e amadurece com a promoção.



4. Resiliência nível 4 (RN4): Antecipar acontecimentos, produzir congruência e transformar a realidade.

Ex.: Montadora triplica faturamento, porque produz um caminhão menor e mais ágil, exatamente o que os clientes precisam.



6. Os quatro componentes da...
tracking img