Dre e dlpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DRE (DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO)

1.1. Conceito

Evidencia a composição do resultado de um determinado período de operações da entidade. Exibido a confrontação das receitas e despesas. Fornece, assim, uma síntese monetária dos resultados de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pelaadministração e trimestralmente para fins fiscais.

1.2. Conteúdo e Estrutura

Compreende as receitas e os ganhos do período, independente de seu recebimento; os custos, despesas, encargos e perdas pagas ou incorridas, correspondentes a esses ganhos e receitas.

1.3. Estrutura da DRE

RECEITA BRUTA: Total Geral das Vendas
(-) Deduções: Todos os valores que não representam sacrifícios financeiros(esforços), mas que são meros ajustes para se chegar a Receita Líquida. Ex: impostos cobrados do consumidor no momento da venda, devoluções, descontos e abatimentos.
(=) RECEITA LÍQUIDA
(-) Custos do período: gastos da Fábrica (gastos de produção). Ex.: matéria-prima, mão-de-obra, depreciação de bens da fábrica, aluguel da fábrica, energia elétrica da fábrica etc.
(=) LUCRO BRUTO
(-) Despesasoperacionais: gastos de escritório, gastos para administrar (despesas administrativas) a empresa como um todo: desde o esforço para colocar os produtos à venda (despesas de vendas: propaganda, comissão) até a remuneração ao capital de terceiros (despesa financeira: juros).
(=) LUCRO OPERACIONAL
(-/+) Despesas e receitas não operacionais: Resultado não oriundo das atividades fim da empresa.
(=)LUCRO ANTES DA PARTICIPAÇÃO DE TERCEIROS
(-) Partic. Terceiros: pessoas que, terão um “fatia do lucro” : Governo (através do Imposto de Renda); administradores, empregados (gratificação) etc.
(=) LUCRO LÍQUIDO
(-) Partic. Dos sócios: Dividendos ou juros sobre o capital próprio
(=) LUCRO LÍQUIDO RETIDO NA EMPRESA

1.4. Objetivo

Gera o demonstrativo comparativo mensal do resultadocontábil e/ou gerencial com o saldo de todas as contas, tanto contábeis, como financeiras (do contas a receber ou a pagar), totalizando o período e calcula a média mensal, na ordem da estrutura definida no plano de contas. Portanto, é de extrema importância elaborar um bom plano de contas, de acordo com os relatórios finais que se deseja obter, porque os relatórios são gerados e os saldos dos gruposapurados conforme as estruturas definidas no plano de contas.
Podem ser listadas as contas de Ativo, Passivo e Demonstração de Resultado, ou seja, todas as contas criadas no plano de contas e que tenham lançamentos ou processar somente a partir de determinada estrutura (a partir das contas de resultado, por exemplo).
Este relatório gera também totais dos grupos de contas, conforme definido nosparâmetros de sub-totais do relatório; pode ser impresso no modelo padrão ou calculando os percentuais dos custos em relação a um determinado grupo de receitas.
Contudo, a demonstração do resultado do exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.1.5. Emitindo Relatório de Demonstrativo de Resultados

Ao acessar a opção de Relatório de Demonstrativo de Resultados no menu Relatório do sistema, será aberta inicialmente uma tela de impressão, onde os campos poderão ser preenchidos para servirem como filtros à impressão.

Exercício: Informe o ano que será processado do demonstrativo de resultados;

Mês Inicial e Mês Final: Selecione o mêsinicial e o final para compor o relatório a ser processado;

Exportáveis?: Selecione Sim para imprimir apenas arquivos tipo exportação e Não dos não exportáveis; Todos, gera relatório de todos os títulos, exportáveis e não exportáveis;

Estrutura Inicial: Informe a partir de qual estrutura será processado o relatório; ao informar 1 (Ativo), será processado o demonstrativo de todas as...
tracking img