Dragonball e sun wukong

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor César Guazzelli

Dragonball e a lenda de Sun Wukong

Eduardo Cezar da Silva

Resumo

O artigo é nada mais do que uma comparação entre um clássico da literatura chinesa escrito por Wu Chegn’en com uma das obras-prima dos mangás Dragon Ball. De forma simples e coesa, foram analisados os personagensprincipais dos dois livros, traçando assim semelhanças e diferenças entre eles.

Palavras-Chaves
Dragon Ball. Jornada ao Oeste. Sun Wukong. Son Goku. Xuazang. Analogia.

Introdução

Muitos autores se baseiam na mitologia - além de vários elementos das mesmas - para elaborar seus livros. Há uma grande influência desta em váriosBest-sellers do mundo todo, como em: Harry Potter, de J.K. Rowling, Crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis e mais recentemente de Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan - que repaginou a mitologia Greco-romana à atualidade.
Neste artigo, particularmente, falaremos sobre a utilização de elementos mitológicos de uma antiga lenda chinesa em Dragon Ball.
O artigo objetiva traçar analogiasreferentes à obra Xiyou Ji (Jornada ao Oeste, em português), do autor Wu Cheng’en (c.1500-c. 1582), escrito durante a dinastia Ming (1590), com o mangá¹ Doragon Boru (Dragon Ball, em japonês), de Akira Toriyama, inicialmente publicado em 1986.

Sun Wukong foi o personagem que serviu de inspiração para Toryiama criar o protagonista de sua série; as relações entre ambos são óbvias, começandopelo próprio nome: Son Goku, já que isto nada mais é do que a versão japonesa para Sun Wukong. Além disso, possuem inúmeras características (adaptadas ou não) que remetem à semelhança, as quais desenvolveremos neste artigo.

As principais perguntas que devemos fazer são:

A) Quais são as semelhanças de Jornada ao Oeste com Dragonball, visando perspectivas como: o tempo em que se passa anarrativa, o espaço onde ocorrem os eventos, a personalidade individual de cada personagem, relações entre os personagens descritos, os objetivos dos livros e o modo como a história e a mitologia são utilizadas pelos dois autores.

B) O que foi adaptado de Jornada ao Oeste ao ser escrito o mangá.

C) As diferenças entre os dois livros, usando as mesmas perspectivas do item “A”.Contexto Histórico

O enredo do livro Jornada ao Oeste é baseado em fatos reais, contando a clássica história do monge Xuazang (nascido em 602 d.c), do templo de Jingtu. Motivado por buscar as verdadeiras escrituras do budismo, viaja para a Índia. Sua jornada dura 16 anos e sua dedicação para traduzir os ensinos de Sânscrito² para a língua chinesa decorrente o tornaram uma lendaem toda China.

A) Comparação Espaço-Temporal

Em Xiyou Ji, o monge Xuazang parte para sua busca aos Sutras budista com permissão do imperador T'ai-Tsung (599 – 649), o segundo imperador da dinastia Tang. Dessa forma, o tempo em que se passa a jornada é realmente o tempo histórico do ocorrido, sem nenhuma alteração.
Em Dragon Ball a primeira aparição de Son Gokuocorre em 738 d.C., porém, ao ler a obra de Toriyama, percebemos a complexidade de um mundo alternativo na narrativa, onde vemos um misto de Pré-História e Futurismo coexistindo. Nessa perspectiva, temos dinossauros freqüentemente vistos no planeta ao mesmo tempo em que mini-cápsulas se transformam nos mais variados meios de transporte.
(TORIYAMA, Akira. Dragon Ball cap.1 p23, 30). Goku foraenviado do planeta Vegeta para a Terra, onde sua original missão era destruí-la, porém, sua nave bate em algumas montanhas e ele perde sua memória. É encontrado por Son Gohan, que resolve adotá-lo como seu neto. Seu avô o treina em artes marciais e quando morre, deixa para ele uma Esfera do Dragão.
Sun Wukong nasce de uma rocha mágica formada no caos primário, ao descobrir a Caverna da cortina...
tracking img