Dpp dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Com o aumento no índice de contaminados pela dengue, a FAC propôs aos alunos um trabalho á ser realizado em prol da sociedade.
A iniciativa da Anhanguera é fácil e pode ser comprida sem maiores dificuldades, cada aluno do grupo tem que se deslocar para 10 casas diferentes e passar um formulário para os moradores responderem, lá estará perguntas relacionadas a denguee sobre a iniciativa da Faculdade Anhanguera trabalhar em cima da saúde. Os alunos do grupo têm que passar informações aos moradores, tais como, o que é a dengue, quais seus sintomas, como ela se propaga para que haja uma maior conscientização da comunidade.
A Dengue é uma das maiores preocupações do estado de São Paulo em 2010. Vinte municípios do estado concentram hoje 72,4% dos casos dadoença até o dia 26 de abril. 
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, são 69.148 registros da doença, sendo 10.033 relativos a infecções ocorridas em janeiro, 27.738 em fevereiro, 26.604 em março e 4.773 em abril. No mesmo período, foram contabilizadas 55 mortes.

2. JUSTIFICATIVA / IMPORTÂNCIA

Mediante ás necessidades sociais referentes á prevenções de doenças,foi organizado e realizado um trabalho que uniu e proporcionou aos participantes, conhecimentos tanto práticos quanto teóricos para ter autonomia de conscientizar pessoas que ainda não conheciam tais métodos de prevenções, objetivando mostrar ás pessoas meios que evitem a proliferação do mosquito transmissor da doença da dengue.
Com as visitas realizadas, pudemos confirmar a importância de taltrabalho, pois muitas residências demonstraram estarem despreparadas para evitar a proliferação do transmissor, e também a sanar as dúvidas dos moradores entrevistados, que na maioria das vezes, pouco sabia sobre o assunto.

3. O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma doença infecciosa de sintomas febril aguda, dores de cabeça, dor nas articulações, dor musculares causada por um vírus dafamília flavivirus é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Integrante da família dos flavivírus e classificado como um arbovírus, isto é, aquele que é transmitido por insetos ou outros artrópodes, o vírus da dengue é composto por uma fita única deácido ribonucleico (RNA), revestida por um envelope de proteína em formato icosaedro.
Ele se divide em quatro tipos, denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágico. Contudo, o Den-3 parece ser o tipo mais virulento, isto é, o que causa formas mais graves da moléstia seguidas pelo Den-2, Den-4 e Den-1. A virulência édiretamente proporcional à intensidade com que o vírus se multiplica no corpo. O tipo 1 é o mais explosivo dos quatro, ou seja, causa grandes epidemias em curto prazo e alcança milhares de pessoas rapidamente.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem deseus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1972.
[pic]
Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.
Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982,...
tracking img