Dp poc i etec adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO PAULA SOUZA ETEC PROFESSOR APRÍGIO GONZAGA EXTENSÃO CÉU QUINTA DO SOL

Vinicius Augusto Rodrigues

Processos de Operações Contábeis I
:

SÃO PAULO

2012
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO PAULA SOUZA ETEC PROFESSOR APRÍGIO GONZAGA EXTENSÃO CÉU QUINTA DO SOL

Vinicius AugustoRodrigues

Processos de Operações Contábeis I
Trabalho apresentado à disciplina : Processos de Operações Contábeis I, como exigência para promoção na matéria |

SÃO PAULO
2012

NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL

Contabilidade
Conceito e finalidade: É a ciência que permite através de suas técnicas manterem orientação e controle permanente do patrimônio da empresa. Isto é atravésde suas funções de orientação, controle e registro ela alcança sua finalidade que é orientar o administrador sobre as alterações.
 Ocorridas no patrimônio. Sendo que estas alterações foram efetuadas pela escrituração e lançamentos dos fatos contábeis ocorridos. O objetivo da contabilidade é fornecer dados à administração, e a terceiros referente a situação econômica financeira da empresa.O campode aplicação da contabilidade é o das entidades confins lucrativos ou sem fins lucrativos.Atualmente a contabilidade deixou de ser um simples instrumento de registro e de controle, e sim um instrumento importante que o administrador dispõe para tomar decisões.Atos e Fatos Administrativos Contábeis:Na administração do Patrimônio de uma empresa, ocorrem atos e fatos administrativos.A diferença do atopara o fato administrativo é que o primeiro não altera a substância do Patrimônio (como admitir empregados,assinar documentos e etc...) e o segundo, altera a substancia patrimonial (compras, vendas e etc...).As variações decorrentes dos fatos administrativos dão margem a três tipos de alterações no Patrimônio, ou seja:
a-) Fatos Permutativos; são aqueles que não alteram o Patrimônio Líquido.Representam modificações entre componentes do Ativo e ou Passivo, sem que o Patrimônio Líquido se modifique. Ex.: Compra de Mercadorias à vista; Compra de Instalações à prazo;Recebimento de Direitos;Pagamento de Obrigações.
b-) Fatos Modificativos; são aqueles que alteram o Patrimônio Líquido. Podem ser
 aumentativos
, quando o Patrimônio Líquido aumenta e
 diminutivo
quando diminui.Ex.:Pagamento de despesas (diminutivo)Recebimento de receitas (aumentativo)

PATRIMÔNIO
O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber ( ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.Relacionando-se, todavia, apenas bense direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador ( em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito ), sua informação é incompleta e poucoesclarecedora.Em Contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.
 
 
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA |
Bens eDireitos (a Receber) | Obrigações (a serem pagas) |
 

Demonstrativos atos e fatos

ESCRITURAÇÃO - ATOS E FATOSPara que possamos fazer corretamente a escrituração temos de entender os fatos que serão registrados e quais os impactos sobre o patrimônio da entidade

ATO ADMINISTRATIVO

São todas as atividades que a empresa executa que não necessitam de registro contábil. Exemplo: a contratação de um funcionário, a contratação de um fornecedor ou um acordo comercial com um cliente.

FATO ADMINISTRATIVO...
tracking img