Down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A síndrome de Down é uma condição genética, reconhecida há mais de um século por John Langdon Down (um médico britânico reconhecido pelo extenso trabalho com crianças com deficiência mental.), que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (DM), compreendendo cerca de 18% do total de deficientes mentais em instituições especializadas. Langdon Down apresentou cuidadosadescrição clínica da síndrome, entretanto erroneamente estabeleceu associações com caracteres étnicos, seguindo a tendência da época. Chamou a condição inadequadamente de idiotia mongoloide.

A síndrome de Down ou trissomia do 21 é o mais comum e o distúrbio cromossômico mais conhecido sendo que a causa genética mais comum de retardo mental. A estatística mostra
que a cada 800 nascimentos vivos, umacriança nasce com síndrome de Down.Também, em crianças nascidas vivas e entre fetos de mulheres com 35 anos de idade ou mais, a incidência é mais elevada.

A síndrome de Down pode ser diagnosticada no momento do nascimento por suas características que são:
-Hipotonia, que pode ser a primeira anormalidade observada no recém-nascido;
-Nos aspectos faciais (os pacientes apresentam estrutura reduzidae braquicefalia com a região occipital achatada)
-O pescoço é curto, com frouxidão na pele da nuca;
-A ponte nasal é baixa;
-As orelhas são de baixa implantação e tem uma aparência dobrada característica;
-Os olhos apresentam as manchas de Brushfield que circundam a íris;
-A boca á aberta mostrando uma língua protusa e sulcada;
-Inclinação na fissurapalpebral para cima;
-As mãos são curtas e largas com uma prega transversa palmar única e o quinto dedo encurvado, ou clinodactilia;
-Os dermatóglifos são característicos;
-Os pés apresentam uma maior separação entre o hálux e o segundo dedo, com um sulco estendendo-se aproximadamente até a superfície plantar.

Foi no século XIX que o estudo da Síndrome de Down teve seu inicio, pois antes disso,alguns fatores contribuíram para a falta de material documentado deste tema, tais como a existência de poucas revistas médicas especializadas disponíveis; poucos pesquisadores interessados na deficiência mental; outras doenças, como infecções de ordem geral, que tiravam o foco de problemas genéticos e de malformação; somente metades das mães viviam mais que 35 anos de idade (e sabe-se que a idadeavançada é um fator a considerar-se na etiologia da Síndrome de Down); e certamente, a maioria das crianças Síndrome de Down morriam ainda na primeira infância (PUESCHEL, 1999, p. 47).
Com as pesquisas de Esquirol (1838), Seguin (1846), Down (1866), entre outros, os indivíduos Síndrome de Down passaram a ser vistos como um grupo específico, pois antes disso eram tidos como um deficiente mentalqualquer (PUESCHEL, 1999, p. 48).

Em 1959, em razão da descoberta do cromossomo 21 extra na pessoa com Síndrome de Down, por Jérome Lejéune, aconteceu uma revolução no estudo da Síndrome de Down.

De lá para cá, muito se descobriu e publicou-se a respeito da Síndrome de Down, entretanto os mitos e mistérios ainda são inúmeros (PUESCHEL, 1999, p.50). Por isso, todo e qualquer estudo da Síndromede Down têm sua importância.

“A Deficiência Mental se refere ao funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, que existe concomitantemente com déficits no comportamento adaptativo e que se manifesta durante o período de desenvolvimento” (GROSSMAN, 1973, citado por TELFORD e SAWREY, 1977, p.298).
O fato de um indivíduo apresentar baixo rendimento escolar ou ajustamentosocial/ocupacional inadequados não caracteriza o diagnóstico de Deficiência
Mental, entretanto, se estes dois aspectos coexistirem, aparecendo ainda em fase de desenvolvimento, pode-se concluir que temos um caso de Deficiência Mental.
A Associação Americana de Deficiência Mental (AAMD) utiliza os seguintes termos para a classificação dos Indivíduos com Deficiência Mental: leve, moderado,...
tracking img