Variantes da doutrina neoliberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Variantes da Doutrina Neoliberal

A doutrina do livre mercado se apresenta em duas variantes. A primeira é a doutrina oficial imposta aos indefesos. A segunda é a que podemos chamar de “doutrina dolivre mercado realmente existente”: a disciplina do mercado é boa para você, mas não para mim, a não ser por algumas vantagens temporárias. É a doutrina que prevalece desde o século 17 naGrã-Bretanha, com radicais aumentos de impostos e uma administração pública capaz de organizar eficientemente as atividades fiscais e militares do Estado. Ao final, a Grã-Bretanha voltou-se ao internacionalismoliberal.
Quando a concorrência japonesa começou a ameaçar, a Inglaterra se fechou às exportações japonesas, o que constituiu uma parte do cenário da II Grande Guerra. O governo britânico nos anos de1930 voltou-se para uma intervenção mais direta na economia do país, então ocorreu uma nova expansão da indústria britânica. Os Estados Unidos passou a adotar a mesma estratégia de “campo aberto” daInglaterra, se tornando o país mais rico e poderoso do mundo. Porém, mantinham essa hegemonia utilizando de seu poder para impedir o desenvolvimento independente de outros países.
O governo dosEstados Unidos, após a II Guerra, acreditava que se o Estado não intervisse, o mundo entraria em depressão novamente, então começou a adotar políticas para impedir tal previsão, como os subsídiospúblicos. Com isso, alavancou os investimentos na área militar.
No governo de Reagan, as estratégias foram mantidas, e o “capitalismo de livre mercado existente” manteve-se forte e propagando com orgulho seusfeitos. Isso porque “conduziu a maior guinada protecionista desde a década de 1930”. É duvidoso que a indústria siderúrgica, automotiva, de máquinas-ferramenta e de semicondutores tivesse sobrevividoà concorrência japonesa sem essas medidas. As principais empresas sobreviveram graças a socialização de prejuízos ou o controle estatal direto em situações de crise. A intervenção do governo...
tracking img