Doutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA PARA SAÚDE MENTAL (???)


BERTOLETTI, Roberta (1);

BINS ELY, Vera Helena Moro (2)

(1) Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

e-mail:robertabertoletti@yahoo.br

(2) Doutora em Engenharia, Professora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura eUrbanismo (PósARQ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

e-mail:vera.binsely@gmail.com

RESUMO


Este artigo apresenta um estudo realizado em um Residencial Terapêutico. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados. Os resultados obtidos são referentes à percepção ambiental dos seus usuários para propor melhorias no espaço físico e mobiliário das casas, promovendo o seubem-estar.

ABSTRACT (PARA DEPOIS!!!!)


Este artigo apresenta um estudo realizado em um Residencial Terapêutico. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados. Os resultados obtidos são referentes a percepção ambiental dos seus usuários no intuito de promover melhorias no espaço físico e mobiliários promovendo o seu bem-estar





1. INTRODUÇÃO


A Reforma Psiquiátrica eo Movimento da Luta Antimanicomial têm como objetivo extinguir os manicômios da sociedade. Para isto, propõe novas práticas de cuidado e amparo às pessoas com transtorno mental, com investimentos na consolidação de uma rede de atenção substitutiva em Saúde Mental, visando a reinserção desses indivíduos marginalizados.


Nesta rede substitutiva têm-se os Serviços Residenciais Terapêuticos, queproporcionam às equipes de saúde um modo de conduzir seu trabalho mais próximo do contexto individual, familiar e social do usuário. O objetivo principal dos Serviços Residenciais Terapêuticos é proporcionar moradia, e o viver na cidade, articulados à rede de atenção psicossocial. Desta forma, a ideia é reabilitar as pessoas com internação psiquiátrica de longa permanência, que não contaram com umsuporte familiar e social adequado.


Apesar de existir inúmeros estudos do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da evolução dos Serviços Residenciais Terapêuticos, há uma escassez de estudos, no âmbito da Arquitetura, em relação a como projetar esses espaços de forma a atender seu objetivo reinserir os ex-pacientes na sociedade.


Para o conhecimento da realidade do Serviço deResidenciais Terapêuticos é necessário o entendimento do ambiente físico oferecido e da relação que os moradores estabelecem com o ambiente vivenciado. Por isso apresenta-se neste artigo um estudo realizado nas casas de um Residencial Terapêutico no Rio Grande do Sul – um dos estados pioneiros nesse serviço – inserido no contexto urbano da cidade de Porto Alegre e completamente consolidado, atendendoquase todos os requisitos exigidos por lei.


Os resultados aqui mostrados dizem respeito à percepção do ambiente, tanto dos moradores quanto dos funcionários, para mostrar como avaliam e sentem o ambiente, bem como a percepção ambiental dos seus usuários.


2. Métodos e tÉCNICAS


Para a realização desse estudo foram utilizados três procedimentos distintos: a visita exploratória, o“poema dos desejos” e a “constelação de atributo”. O primeiro busca dados sobre o espaço físico, já o segundo, foco deste artigo, procura entender a percepção ambiental dos moradores e cuidadores, e o terceiro método é utilizado para mostrar os resultados. Justifica-se a escolha destes diferentes métodos, pois sua combinação trata a relação ambiente e pessoa que se pretende investigar e minimiza aspossíveis limitações de cada um, complementando-os.


2.1 Visita exploratória


A visita exploratória tem como objetivo proporcionar um primeiro contato com o local de estudo e com os usuários dos ambientes. Em um primeiro momento, o pesquisador deve apresentar‐se aos responsáveis esclarecendo como é a pesquisa que pretende desenvolver e responder possíveis dúvidas. Na visita exploratória,...
tracking img