Doseamento dipirona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A dipirona é o analgésico antipirético mais utilizado no Brasil. O ácido 1-fenil-2,3-dimetil-5-pirazolona-4- metilaminometanossulfônico mais conhecido como dipirona, ou metamizol, é um fármaco muito utilizado pela população brasileira em diversas apresentações farmacêuticas (solução oral, injetável, comprimidos e supositórios), sendo comercializado principalmente comomedicamento isento de prescrição (MIP) é comercializada principalmente na forma sódica, é um medicamento antiinflamatório não-estereoidal (AINE) que é utilizada, principalmente como analgésico e antitérmico. Sua utilização, no entanto, se encontra restrita a alguns paises, sendo extremamente popular no Brasil onde efetivamente é um dos analgésicos mais populares, ao lado do ácido acetil salicílico. É umpó sólido branco solúvel em água. Fórmula molecular: C13H16N3NaO4S, massa molar é de 311,358 g/mol e peso molecular: 333.34.
[pic]

Este fármaco é encontrado principalmente como um pó cristalino, quase branco e inodoro. É solúvel em água e em metanol, pouco solúvel em etanol e praticamente insolúvel em éter etílico, acetona, benzeno e clorofórmio. Apesar de ser um AINE fraco, adipirona é um potente analgésico e antipirético, sendo indicado para patologias como cefaléias, neuralgias e dores reumáticas, de fibras musculares lisas (por exemplo, cólica renal), pós-operatórias e de outras origens. Também é indicado para febres causadas por quadros onde a utilização do ácido acetilsalicílico (AAS) não é recomendada. É rapidamente absorvido pelas diferentes vias de administração.Por via oral, seu efeito antipirético é notado em aproximadamente 30 minutos, com duração entre 4 a 6 horas. É rapidamente hidrolisada pelo suco gástrico no metabólito ativo 4-N-metilaminoantipirina (MAA), que é prontamente absorvido pelo organismo. O mecanismo de ação consiste na inibição da síntese de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos, e pela inibição reversível e irreversível daenzima ciclooxigenase (COX) em suas isoformas conhecidas. Suas ações ocorrem tanto no sistema nervoso central quanto sistema nervoso periférico. Alguns autores não recomendam o uso de dipirona, sendo este fármaco proibido em países como EUA e Reino Unido. Isto é devido ao suposto efeito depressor da medula óssea, o que poderia levar a anemia aplástica e, principalmente, agranulocitose. Outros autoresafirmam que este fármaco causa menos efeitos adversos do que o AAS. Medicamentos a base de dipirona são amplamente utilizados em diversas áreas do mundo, como América do Sul, África do Sul, Oriente Médio e alguns países Europeus. Vários estudos foram realizados para avaliar sua segurança. Em um encontro patrocinado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a segurança dadipirona, chegou-se a conclusão de que a dipirona, quando comparada a outros analgésicos/antipiréticos presentes no mercado, apresenta a segurança e eficácia necessária para continuar a ser comercializada no Brasil como um MIP.
Porém, apesar dos estudos mostrarem que a utilização da dipirona apresenta um bom risco-benefício, isto de nada adianta se os medicamentos produzidos com este fármaco nãoapresentarem a qualidade adequada. Qualidade é entendida não só como controle laboratorial do cumprimento de determinadas especificações, mas como algo que também garanta que o consumidor possa adquirir um medicamento eficaz e com perfil de reações adverso bem conhecido. Qualquer medicamento deve, no momento do uso, ter sua ação farmacológica preservada, e a toxicidade da formulação deve se manter emníveis aceitáveis, conforme determinado por testes que antecedem sua comercialização.
O controle de qualidade é a parte das Boas Práticas de Fabricação (BPF) que deve assegurar que um medicamento não seja liberado para a venda e uso até que sua qualidade seja julgada satisfatória. As farmacopéias apresentam as bases sobre a qualidade dos medicamentos em suas diversas apresentações. Infelizmente,...
tracking img