Donald no pais da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO –

PROFº CELSO MARQUETTI



São Paulo
2011



Donald no País da Matemática

No filme há um diálogo entre Donald e o espírito da aventura no país da matemática. Uma terra cheia de aventuras e maravilhas da matemática, Donald diz que isso é para os intelectuais; sim, sem os intelectuais, não existiria música.

Tudo começouna Grécia antiga, com Pitágoras – o pai da matemática e da música. Pitágoras descobriu que a oitava estava na razão de 2 para 1. Então, ele elaborou a escala numeral e a partir dessa harmonia e desses números, elaborou a escala musical que é usada até hoje.

Fundou a sociedade dos pitagóricos, onde só os membros podiam participar dessas reuniões e usavam um emblema secreto, o pentagrama;que é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Para Pitágoras e seus seguidores, o pentagrama era um emblema da perfeição e também um símbolo sagrado que mostrava a harmonia entre o corpo e alma, e por isso o pentagrama era considerado também pelos pitagóricos o símbolo da aliança entre os homens. Os pitagóricos atribuíam virtudes especiais ao pentagrama porque é uma figuraque pode ser construída por uma linha única, linha fechada entrelaçada e por isso era considerado o símbolo da perfeição.

O pentagrama está entre os principais e mais conhecido símbolos, pois possui diversas representações e significados, evoluindo ao longo da história.

Um exemplo de objetos que podemos observar o pentagrama: o pentágono, estrela do mar, maça cortada,banana cortada, carambola, colméia e o próprio homem.

No filme também é falado do retângulo de ouro, que é um objeto matemático que marca forte presença no domínio das artes, nomeadamente na arquitetura, na pintura, e até na publicidade. Este fato não é uma simples coincidência já que muitos testes psicológicos demonstraram que o retângulo de ouro é de todos os retângulos o mais agradável àvista. O Parthenon, na Grécia Antiga, contém vários retângulos de ouro, e essas proporções também se encontram nas esculturas.

Nos séculos seguintes, o retângulo de ouro dominou o conceito de beleza e na arquitetura em todo mundo ocidental. Também foi muito usado pelos pintores renascentista. E faz parte do nosso mundo moderno.

Em tudo que há na natureza e no mundo, existeuma relação com a geometria. Tudo está organizado segundo os números e as formas matemáticas.

O filme faz menção aos jogos, onde podemos observar os números e a geometria:

• Xadrez – jogo de estratégia calculada, temos quadrados, linhas e colunas.

• Basquete – círculos, esferas e retângulos (desenhados na quadra e na cesta).

• Futebol – dois retângulos comlinhas de 1 jarda.

• Basebol – o jogo acontece dentro de um losango.

• Amarelinha – vários quadrados.

• Bilhar – dois quadrados perfeitos, três esferas, monte de losangos.

Em seguida fala dos círculos e triângulos: a cabeça humana é um círculo; círculo é à base de várias invenções. Ao rodar os instrumentos óticos temos triângulos e ao girar um triângulo temos umcone.

O filme encerra dizendo:

“Na matemática temos os tesouros sem fronteira da ciência que estão trancados, e as portas na hora certa serão abertas pelas mentes curiosas e questionadoras das gerações futuras.”

“Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”

Pitágoras

Pitágoras nasceu por volta de 596 a.C. em Samos, uma ilha na costa daÁsia menor. Considerado um grande gênio matemático, uniu duas visões que geralmente se excluem: o espírito científico e o espírito místico. Visto pelos seus contemporâneos como um iluminado, tornou-se lenda ainda em vida.

Foi Pitágoras quem inventou a palavra filosofia, que significa amor à sabedoria. Assim como Sócrates, nada escreveu.

Fundou uma comunidade, a dos pitagóricos,...
tracking img