Dominio pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA DISCIPLINA: DOMÍNIO PESSOAL

O domínio pessoal á a base espiritual da organização de aprendizagem. Ele implica um alto grau de proficiência e capacidade de produzir os resultadosdesejados. Através dessa disciplina aprendemos a esclarecer e a aprofundar continuamente nosso objetivo pessoal, a concentrar nossas energias, a desenvolver a paciência e , em geral, a abordar a vida como oartista aborda o trabalho de criação. Significa fazer da vida um trabalho criativo, viver a vida de um ponto de vista criativo, em contraposição a um reativo.
Para que o domínio pessoal se torne umadisciplina, ele deve incorporar dois movimentos subjacentes.

PRIMEIRO: Devemos esclarecer continuamente o que é importante pára nós. Em geral, despendemos tanto tempo lidando com os problemas queencontramos ao longo do caminho, que acabamos por esquecer PORQUE estamos naquele caminho.

SEGUNDO: Devemos aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento. Ao tomarmos umadireção desejada, é fundamental sabermos onde estamos no momento.

A justaposição do nosso objetivo( o que desejamos ) com uma imagem clara da realidade (onde estamos em relação ao que desejamos)gera o que chamamos de “ tensão criativa ”, uma força para uni-los, resultante da tendência natural que a tensão tem de buscar resolução. A essência do domínio pessoal está em aprender a gerar emanter tensão criativa em nossas vidas.
Pessoas com alto nível de domínio pessoal possuem várias características em comum: elas têm um sentido especial de vida, que vai além dos objetivos e metasocasionais: para elas, a realidade do momento é um aliado, e não um inimigo; elas aprenderam a identificar e trabalhar com as forças de mudança ao invés de resistir a elas; são profundamente inquisitivas,procurando sempre ver a realidade com maior clareza; sentem-se ligadas ao próximo e à vida em si; todavia, não abrem mão da sua individualidade; sentem-se parte de um processo criativo maior, no qual...
tracking img