Dominio pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOMÍNIO PESSOAL

As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional. Entretanto, sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre. (Senge, 2009).
PRIMEIRO: Devemos esclarecer continuamente o que é importante para nós. Em geral, despendemos tanto tempo lidando com os problemas que encontramos ao longo do caminho,que acabamos por esquecer PORQUE estamos naquele caminho.
SEGUNDO: Devemos aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento. Ao tomarmos uma direção desejada, é fundamental sabermos onde estamos no momento.
Acreditar que para aproveitar o potencial das pessoas será preciso entender a mente subconsciente, a força de vontade e as ações do coração, como o desejo sincero deservir o mundo, a olhar para dentro de si próprio, em busca de contínua perfeição ou guiado pelo lema: Respeitar o Céu e Amar as Pessoas.
Peter Senge explica domínio pessoal como uma: disciplina que visa continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência, e de ver a realidade objetivamente. Podemos observar nesta frase a palavracontinuamente, Peter Senge coloca esta palavra para mostrar que o individuo não deve parar de exercitar seu domínio pessoal. Isto também pode servir para a gestão da aprendizagem organizacional, pois nesta gestão é importante incentivar esta disciplina em cada individuo dentro da organização com incentivos à aprendizagem.
Se as pessoas não compartilharem uma visão comum e não compartilham "modelosmentais" comuns sobre a realidade do negócio dentro do qual operam, investi-las de poder só aumentará o estresse organizacional e a responsabilidade gerencial de manter a coerência e a direção. (Senge, 2009).
Senge considera o Domínio Pessoal como o alicerce espiritual. Depois desse comentário podemos notar a importância de trabalharmos essa disciplina, assim fortalecendo a criação de cenáriospara a Aprendizagem Organizacional.
Essa disciplina nos ajuda a esclarecer o que é realmente importante para nós, ou seja, nos focar nas coisas que realmente são importantes, quando perguntamos a maioria das pessoas o que elas querem da vida, primeiramente elas nos falam das coisas que elas não querem.
O Domínio Pessoal também nos ajuda a reconhecer nossas limitações e buscar recursos que nosajude a dribla-las.
Embora essa disciplina se baseie nas competências e habilidades devemos entender que ela não se restringe a só isso, ou seja, ela vai além disso. Senge diz que devemos encarar a vida como um trabalho criativo e não reativo.
Pessoas com alto nível de domínio pessoal são pessoas que se comprometem mais e que suas ações são tomadas com foco em suas visões e metas.
Um dos motivospara se trabalhar o domínio pessoal nas organizações é para que os indivíduos se realizem pessoalmente, afinal, passamos a maior parte de nossos dias dentro das organizações, sendo assim, se queremos pessoas mais produtivas devemos proporcionar cenários que estimulem a criatividade alinhada com a qualidade de vida e os objetivos dos indivíduos.
Em contrapartida existem barreiras para que asorganizações trabalhem o domínio pessoal, afinal, o domínio pessoal é abstrato baseado em conceitos não quantitativos. Como convencer os integrantes da cúpula de uma organização sem podermos criar relatórios quantitativos para demonstrar o grau de viabilidade de se trabalhar o domínio pessoal dos funcionários?
Henry Ford uma das fontes de astúcia empresarial observou que: “Corremos demais, com as mãosnervosas e as mentes preocupadas”. Somos impacientes quanto aos resultados. O que precisamos é do reforço da alma proporcionado pelo poder invisível esperando para ser usado, sei que existem reservatórios de força espiritual dos quais nós, descuidadamente, nos afastamos, acreditar que um dia seremos capazes de conhecer essa fonte de poder e domínio do espírito para criar alguma coisa nós mesmos....
tracking img