Dominados e dominadores: as mulheres na sociedade dos homens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dominados e Dominadores
As mulheres na sociedade dos homens

Suellen Andrade Barroso(




Em épocas remotas, as mulheres se sentavam a proa das canoas e os homens na popa. Asmulheres caçavam e pescavam. Elas saíam das aldeias e voltavam quando podiam ou queriam. Os homens montavam as choças, preparavam a comida, mantinham acesas as fogueiras contra o frio, cuidavam dosfilhos e curtiam as peles de abrigo.

Assim era a vida entre os índios onas e os yaganes, na Terra do Fogo, até o dia em que os homens mataram todas as mulheres e puseram as máscaras que asmulheres tinham inventado para aterrorizá-los.

Somente as meninas recém-nascidas se salvaram do extermínio. Enquanto elas cresciam, os assassinos lhes diziam e repetiam que servir aoshomens era seu destino. Elas acreditaram. Também acreditaram suas filhas e as filhas de suas filhas.




Durante muito tempo a mulher foi representada como o inverso do homem, identificadapelo seu corpo e pela sua sexualidade, um “macho deformado”, carente do princípio da alma e, portanto, naturalmente um ser inferior. Por mais paradoxal que isto possa parecer, as próprias mulherespartilharam semelhante pensamento com o restante da sociedade, transfigurando-se em mentalidade a crença na inata inferioridade feminina.

Por esta razão, a rigor, esperou-se que a mulher semantivesse submetida à autoridade do homem – pai ou marido – e manifestasse os traços considerados caracteristicamente femininos: a fragilidade, a inocência, a abnegação e a obediência, sob pena desanções sociais, umas vezes ostensivas, outras vezes disfarçadas, mas sempre eficientes. A virgindade, por exemplo, foi, até bem pouco tempo, um tabu, cuja violação significava uma verdadeira desgraça na vidada mulher, em alguns casos respingando no deflorador, através dos casamentos forçados ou processos por crime de sedução. Entretanto, numa sociedade muito mais condescendente com os varões, é...
tracking img