A FIGURA FEMININA SUBALTERNA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2346 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professora Iris Amancio
Por Renata Porto


1) Objetivos

1.1 – Geral

Discutir as relações de gênero a fim de demonstrar a opressão da personagem subalterna.

1.2 – Específicos

• Refletir a condição da mulher submissa perante o homem.
• Comparar as personagens Juliana (empregada) e Luísa (patroa) através da relação dominador e dominado.
• Observar a mulher no século XIX como intuito de traçar um paralelo com a mulher na sociedade atual, verificando quais mudanças ocorreram nessa passagem de tempo em relação a sua condição de subalterna.

2) Delimitação do problema

O trabalho busca, em linhas gerais, falar da mulher presente na obra O primo Basílio, atentando para a relação de subalternidade que as mulheres do século XIX eram submetidas, através deum processo histórico em que o homem sempre vai ser aquele que possui o maior poder.
Sendo assim, percebe-se na obra, a história do casal Luísa e Jorge, que eram casados e viviam sossegadamente. Isso muda quando Basílio, primo de Luísa, lhe faz uma visita na ausência de Jorge, que teve que viajar para o Alentejo, por questões profissionais. Luísa não resiste e comete o adultério com oprimo. Essa traição é vista como errônea e através das atitudes de Luísa, que vivia lendo romances e desejando viver aquelas loucuras que lia, entende-se que essa mulher que trai não ama o marido, procura uma aventura e sente prazer com Basílio, o que seria condenado pela sociedade daquela época, diferente do homem que se caso traísse sua mulher não teria nenhuma punição. Na obra, compreende-se entãoa condição de subalternizada, pois ela morre como castigo por ter ido contra os costumes.
Outra mulher presente na obra é Juliana, criada amargurada, infeliz e que tinha ódio por suas patroas, pela condição de sempre servir e não ser servida. Para ela, ser uma serviçal confirmava sua subalternidade. Vê uma chance de mudar de vida chantageando Luísa, pela traição com seu primo. Nessarelação patroa e empregada, dominador e dominado, Juliana passa a dominar e consegue realizar seu momento de triunfo mesmo que por pouco tempo, já que ela morre devido a uma doença que tinha no coração e seu fim é como empregada.
Eça de Queirós retrata a sociedade lisboeta de maneira que tenta atacá-la com um tema que é mal visto naquela época: o adultério. Assim, aborda tal questãopara criticar uma sociedade que julgava hipócrita pelo fato de ser moralista demais e seguir os costumes e crenças da época, mas que na verdade eram contraditórias às exigências que aquela época vivia.
Diante disso, ao observar as personagens Luísa e Juliana na obra O primo Basílio pretende-se demonstrar como essas mulheres não possuem voz perante a sociedade e são vistas apenas como meroobjetos, acerca de indagações como: Que fatores levam a mulher ser subalterna ou Qual o papel da sociedade para que a mulher seja vista sempre como inferior e secundária?, discutindo então as relações de gênero, em que o homem sempre tem ascensão maior e dessa forma mostrando a opressão da mulher subalterna.

3) Justificativa

O propósito da pesquisa é refletir sobre a mulher nasociedade do século XIX, na obra O primo Basílio. Sociedade que, diferente do progresso que chega a Europa, vive das lembranças do passado. É nessa época que surgem escritores dispostos a mudar a condição de Portugal, criticando o Romantismo, dizendo ser o culpado pelo atraso do país.
Dentro dessa geração de escritores destaca-se Eça de Queirós, autor que ataca Portugal através deassuntos que eram reprimidos na sociedade. Em O primo Basílio a história tem como pano de fundo o adultério de uma mulher, que era completamente condenado pelo povo da época. Mas, a questão não é só tratar a traição e sim o papel da mulher perante o homem, sua condição de submissa. As mulheres eram criadas apenas para o cuidado com o lar, criar os filhos e amar o marido.
Dessa forma, o...
tracking img