Professora Iris Amancio
Por Renata Porto


1) Objetivos

1.1 – Geral

Discutir as relações de gênero a fim de demonstrar a opressão da personagem subalterna.

1.2 – Específicos

•Refletir a condição da mulher submissa perante o homem.
• Comparar as personagens Juliana (empregada) e Luísa (patroa) através da relação dominador e dominado.
• Observar a mulher no século XIX como intuito de traçar um paralelo com a mulher na sociedade atual, verificando quais mudanças ocorreram nessa passagem de tempo em relação a sua condição de subalterna.

2) Delimitação do problemaO trabalho busca, em linhas gerais, falar da mulher presente na obra O primo Basílio, atentando para a relação de subalternidade que as mulheres do século XIX eram submetidas, através deum processo histórico em que o homem sempre vai ser aquele que possui o maior poder.
Sendo assim, percebe-se na obra, a história do casal Luísa e Jorge, que eram casados e viviamsossegadamente. Isso muda quando Basílio, primo de Luísa, lhe faz uma visita na ausência de Jorge, que teve que viajar para o Alentejo, por questões profissionais. Luísa não resiste e comete o adultério com oprimo. Essa traição é vista como errônea e através das atitudes de Luísa, que vivia lendo romances e desejando viver aquelas loucuras que lia, entende-se que essa mulher que trai não ama o marido,procura uma aventura e sente prazer com Basílio, o que seria condenado pela sociedade daquela época, diferente do homem que se caso traísse sua mulher não teria nenhuma punição. Na obra, compreende-se entãoa condição de subalternizada, pois ela morre como castigo por ter ido contra os costumes.
Outra mulher presente na obra é Juliana, criada amargurada, infeliz e que tinha ódio por suaspatroas, pela condição de sempre servir e não ser servida. Para ela, ser uma serviçal confirmava sua subalternidade. Vê uma chance de mudar de vida chantageando Luísa, pela traição com seu primo.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). A FIGURA FEMININA SUBALTERNA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Figura-Feminina-Subalterna-Um-Olhar/45865251.html

MLA

"A FIGURA FEMININA SUBALTERNA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Figura-Feminina-Subalterna-Um-Olhar/45865251.html>.

MLA 7

"A FIGURA FEMININA SUBALTERNA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Figura-Feminina-Subalterna-Um-Olhar/45865251.html>.

CHICAGO

"A FIGURA FEMININA SUBALTERNA: UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Figura-Feminina-Subalterna-Um-Olhar/45865251.html.