Dom quixote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra/ O que é um Clássico?
Segundo o escritor, Italo Calvino “clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”. Os seus rumores, ruídos, influências, persistem, mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível. Ler um clássico é, portanto, infinita (re) descoberta.
Como pode um herói de 400 anos, ser ainda tão atual e importante para a literatura? DomQuixote de la Mancha é a obra mais traduzida no mundo depois da Bíblia. A sala Cervantes da biblioteca de Madri tem hoje mais de Três mil edições. Ela inaugura o romance moderno, com sua diversidade de gêneros e cenários. Para 100 dos mais reputados escritores da atualidade, a história foi eleita como a melhor obra de ficção de todos os tempos. E os valores que o personagem defende transcendem lendas eséculos, até hoje a paz e a justiça são temas atuais e urgentes. Dom Quixote de la Mancha é o melhor exemplo do que seja um clássico . Nas artes plásticas, a imagem do cavaleiro foi desenhada por pintores como os espanhóis, Pablo Picasso e Salvador Dalí e o brasileiro Candido Portinari. Mais uma prova do fascínio que a obra desperta, está no fato de que personagens de muitos livros são inspiradosno cavaleiro. O náufrago Robinson Crusoe e o nativo Sexta-feira, da obra do inglês Daniel Defoe, têm muito a ver com Quixote e Sancho Pança, assim como Pinóquio e o Grilo Falante, da história infantil de Carlo Collodi. Até o dramaturgo inglês William Shakespeare acreditam alguns especialistas, criou Otelo e Hamlet depois de ler Cervantes, pois os personagens têm muitos traços em comum com DomQuixote. No Brasil, Mário de Andrade bebeu da fonte espanhola para compor Macunaíma. No cinema, a alma de Quixote está presente no Carlitos, de Charles Chaplin, e no personagem-título de Cidadão Kane, de Orson Wells.
A obra chegou ao Brasil na versão original. A primeira tradução para o português só seria publicada quase dois séculos depois, em 1794. Segundo Sérgio Molina, um dos tradutores de D.Quixote, a obra de Cervantes foi convertida bem antes para o inglês (1612) e francês (1614). Molina explica, que essa demora aconteceu pelo hábito de os portugueses cultos lerem em castelhano.
Fonte http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/dom-quixote-423725.shtml
O Autor...Miguel de Cervantes Saavedra
No ano em que se comemoram os 400 anos da publicação do grandeclássico da literatura espanhola e universal, saem no Brasil, não uma, mas duas biografias de Cervantes: As vidas de Miguel de Cervantes (José Olympio Editora), do espanhol Andrés Trapiello, e Cervantes (Editora 34), do francês Jean Canavaggio. Divergentes em vários aspectos, ambas procuram apontar um caminho para as muitas interrogações que cercam o mundo cervantino. Desde a publicação daprimeira biografia, feita por Gregório Mayans, em 1738, as várias tentativas de contar a vida de Cervantes estão repletas de dúvidas. Canavaggio, acusa Trapiello de ter produzido uma biografia romanceada de Cervantes. Professor universitário, Canavaggio afirma ter tido como um dos objetivos, ao escrever a biografia, separar o fabuloso do real. Apesar dos métodos diferentes, uma coisa os biógrafos têmem comum: a tentativa de desvendar Cervantes. Como eles dizem, sabe-se mais da vida de D. Quixote do que da do seu autor. A começar pela data de nascimento. A única informação documentada sobre o nascimento de Cervantes está em uma certidão de batismo: 9 de outubro de 1547. Acredita-se, contudo, que Cervantes teria nascido no dia 29 de setembro, dia de são Miguel, em Alcalá de Henares, cidadepróxima a Madri. Muitas são as teorias sobre as origens do escritor espanhol. Uma delas sustenta que Cervantes teria sido descendente dos reis de León, As biografias levantam a questão, mas nada concluem. Exemplo das muitas dúvidas que pairam sobre a vida do autor de D. Quixote. Miguel foi o quarto filho de Rodrigo Cervantes e Leonor de Cortinas. O pai com poucos estudos, tornou-se cirurgião. Na...
tracking img