Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAQUIAVEL
A JUSTIÇA EM MAQUIAVEL
Definir Justiça é, de certa forma, impossível, uma vez que ela não aparece como um fatoconcreto, palpável, mas sim como um ideal desejado, um sentimento percebido,uma satisfação atingida.Mas essa percepção não é concreta, pois cada pessoa tem o seu próprio ideal, suas própriasnecessidades e convicções. Além disso, esse sentimento é alterado com a evolução dasociedade, o queera considerado justo antes pode ser percebido como uma barbaridade nos dias de hoje, e vice-versa.

A busca da dignidade da pessoa humana é o fim da Justiça e, como muito bem afirmouHegel,“a Justiça não é um dom gratuito da natureza humana, ela precisa ser conquistada sempre porque ela é 
uma eterna procura” 

LIBERDADE EM MAQUIAVEL

XVI
Da liberalidade e da parcimônia            Não pode um príncipe usar da virtù da liberalidade sem prejuízo próprio e sem danos, de forma que seja divulgada, se for de forma prudente, não se preocupar com a fama de miserável, porque como tempo será considerado cada vez mais liberal, ao verem que, graças à sua parcimônia, suas receitas lhe bastam, que pode defender-se dos que lhe movem guerra e realizar seus empreendimentos semonerar o povo. O rei da França na figura de Luís XII fez tantas guerras sem exigir nenhum imposto extraordinário do seu povo somente porque administrou bem as despesas supérfluas com grande parcimônia[19].César era um dos que pretendiam chegar ao principado em Roma; mas, se tivesse sobrevivido depois de consegui-lo e ele não fosse moderado os gastos, teria destruído aquele império[20].
Acrescentaainda o autor que é bom ser visto como liberal e que saques e pilhagens nos perdedores da guerra não diminuem a reputação do rei, mas sim a aumentam, pois é prejudicial gastar o que é seu e não o que édos outros.

Outro texto : A liberdade aparece como negativa porque consistiria em ausência de dominação. O desejo do povo é concebido negativamente porque é aquilo que há de comum na...
tracking img