Documentos oficiais e cartas comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Anápolis -
UniEVANGÉLICA
Curso Superior de Tecnologia em Logística

Documentos Oficiais e Cartas Comerciais

Anápolis – Go
2012

Carolinne Moraes Alencar

Documentos Oficiais e Cartas Comerciais

Trabalho acadêmico apresentado
a disciplina de língua portuguesa
para fins de avaliação parcial da 3ª V. A.
orientado pela Prof.ª Esp. Cinara Itagiba Leite.Anápolis – Go
2012
Resumo

Denomina-se correspondência oficial o conjunto de papéis que estabelece a comunicação entre as instituições públicas.Os textos oficiais devem obedecer a certas regras de forma, tanto na expressão linguística quanto na diagramação. Cada modalidade de texto tem seu jeito de ser formalizada, e é isso que lhe confere uma certa padronização. Cartacomercial é toda correspondência emitida por razões de negócios. Esse tipo de texto pode envolver as instituições privadas de uma maneira geral,profissionais liberais ou tratar de questões particulares, como um pedido de emprego, por exemplo.Como em toda correspondência escrita, deseja-se de quem a escreve: clareza (para que seja a mensagem corretamente emitida), correção (para demonstrar o cuidado doremetente pra com o bom uso da linguagem) e estética (para que o destinatário tenha boa impressão de quem a enviou e lhe dê maior atenção).Com o objetivo de mostrar as normas e os modelos de vários documentos oficiais e comerciais que são utilizados no cotidiano de uma empresa. O trabalho foi desenvolvido a partir das leituras de textos, artigos que tratem do tema.

Sumário

1 –Introdução............................................................5
2- Desenvolvimento...................................................6
3- Conclusão.............................................................16
4- Referências..........................................................17

Introdução

Denomina-se correspondência oficial o conjunto de papéis que estabelece a comunicação entre asinstituições públicas. Carta comercial é toda correspondência emitida por razões de negócios. Esse tipo de texto pode envolver as instituições privadas de uma maneira geral,profissionais liberais ou tratar de questões particulares, como um pedido de emprego, por exemplo.
Os textos oficiais devem obedecer a certas regras de forma, tanto na expressão linguística quanto na diagramação. Cadamodalidade de texto tem seu jeito de ser formalizada, e é isso que lhe confere uma certa padronização. Como em toda correspondência escrita, deseja-se de quem a escreve: clareza (para que seja a mensagem corretamente emitida), correção (para demonstrar o cuidado do remetente pra com o bom uso da linguagem) e estética (para que o destinatário tenha boa impressão de quem a enviou e lhe dê maioratenção).Com o objetivo de mostrar as normas e os modelos de vários documentos oficiais e comerciais que são utilizados no cotidiano de uma empresa.
Concluindo, é um meio de comunicação escrita entre pessoas, um ato ou estado de corresponder, adaptar, relatar ou o acordo de uma pessoa com outra.

Memorando

Memor. N° 33-2012 Em 19-06-2012De: Setor de Telemarketing
Para: Departamento de Recursos Humanos
Assunto: curso de Português

Encaminhamos a solicitação de que esse Departamento organize um Curso de Língua Portuguesa para as nossas operadoras. Visando à sua correta linguagem no trato com os nossos clientes,tomamos a liberdade de sugerir que o nosso RH, com tal objetivo, faça um contato com a CPI CarolinneMoraes Alencar.

Assinatura

Ata

ATA N° 46/12
ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
Aos dois do mês de junho de dois mil e doze, às dezenove horas, no salão de festas,na Rua Chile, n°293,em Anápolis,reuniram-se os condôminos do Edifício Pablo Neruda, em Assembléia Geral Ordinária, sob a presidência do síndico, Sr. Paulo Alves, e com a presença...
tracking img