Documento de requisitos sistema biblioteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FERERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF COLEGIADO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO – CCOMP

DOCUMENTO DE REQUISITOS SISTEMA DE BIBLIOTECA

ALUNO: RICARDO EULLER D. E SILVA DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE I PROF.º: RICARDO A. RAMOS

JUAZEIRO, BA – 25 DE NOVEMBRO DE 2010

1 – INTRODUÇÃO
O sistema SYSBIB – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA – pretende atender aos anseiosde seus usuários e da direção da instituição, otimizando processos e conferindo confiabilidade às informações e controles. Suas principais funcionalidades são: Instalação de computadores para pesquisa de itens do acervo pelos próprios usuários da biblioteca, podendo informar diversos parâmetros de pesquisa; Automação do processo de empréstimo e devolução dos itens do acervo; Controle de multas poratraso na devolução de itens; Registro automatizado de reservas, com avisos automáticos aos usuários e bibliotecários; Renovação de itens realizada pelos próprios usuários da biblioteca.

Espera-se que o sistema venha trazer diversos benefícios à instituição, seus funcionários, discentes e docentes, como: Incentivo a leitura; Maiores cuidados na manutenção dos itens do acervo; Ampliação deitens, permitindo a inclusão de livros, vídeos, periódicos; Melhoria na qualidade da instituição.

2 – OBJETIVOS DO PROJETO
O sistema de biblioteca tem como objetivo a informatização e gerenciamento dos processos, conferindo confiabilidade, segurança das informações, agilidade e eficiência nas tarefas inerentes a catalogação de livros, empréstimos, consultas e reservas de materiais pertencentes aoacervo.

3 – ESCOPO DO SISTEMA
No projeto o sistema abrange aplicativo para manutenção dos dados básicos (itens do acervo e usuários), funções de empréstimo, devolução e reserva bem como, a disponibilização de consultas ao acervo para o usuário.Além disso, funções básicas para controle das multas.

4 – RESTRIÇÕES
A quantidade de itens emprestados por usuário não é restrita. Ou seja, não hálimite para a quantidade de itens emprestados simultaneamente; O período de empréstimo é padrão para todos os itens do acervo e usuários; Não é permitido o cumprimento parcial da multa.

5 – INTERESSADOS – STAKEHOLDERS
 ESTUDANTES

        

CORPO DOCENTE DIREÇÃO BIBLIOTECA FUNCIONÁRIOS BIBLIOTECA GESTÃO DA INSTITUIÇÃO GOVERNOS (MUNICIPAL, ESTADUAL, FEDERAL) COMUNIDADE LOCALCOMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO UNIVERSIDADES FUTURO

6 – MÉTODO DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS UTILIZADOS
Entrevista – Foi abordado através de uma discussão com os stakeholders o sistema a ser implementado, informando-o o ponto de inicial, a fim de se obter um bom entendimento. Essa tem técnica se mostra eficaz por haver um contato direto com os futuros usuários. É importante que os entrevistadores semantenham com a “cabeça aberta” para evitar se fazer a entrevista com ideias pré-concebidas sobre o é necessário, atentando para as politicas organizacionais. Os temas abordados na entrevista foram: 1. Entrevista com o diretor da instituição, tendo como tema: A visão da direção da instituição quanto ao sistema que se pleiteia ser desenvolvido; 2. Entrevista com os bibliotecários responsáveis, tendocomo tema: Discussão sobre a atual situação da biblioteca e o que se pretende com o sistema de biblioteca. Observação – A observação do local possibilitou um contato com o pessoal da biblioteca e seus usuários, mostrando extremamente eficaz para resolução de aspectos surgem ao longo da coleta dos dados. A técnica de observação veio a complementar os dados obtidos através da entrevista,possibilitando ao responsável pela elicitação uma melhor qualidade nos dados colhidos. Obs.: A técnica de questionário, anteriormente prevista no primeiro relatório entregue ao cliente, foi substituída pela técnica de observação, pois esta se mostrou mais eficaz.

7 – REQUISITOS – FUNCIONAIS E NÃO FUNCIONAIS
Requisitos Funcionais
1. Permitir o cadastro de itens no acervo O sistema deve permitir o...
tracking img