Docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto






RELATÓRIO DE DOCÊNCIA SUPERVISIONADA l


















SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
DESCRIÇÃO DAS AULAS
CARACTERIZAÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS QUANTO AO CONTEÚDO
CONTEUDO UTILIZADO NA REGENCIA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 6º ANO E 7 ºANO
CARACTERIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES OCORRIDAS NA TURMA ESTAGIADA
SINTESE DOS PONTOS RELEVANTESCONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA




















INTRODUÇÃO

A atitude do professor é sempre referência para o aluno, principalmente quando possibilita condições para a produção do conhecimento.
Já considerando os conhecimentos prévios e através de exercícios, de observações, de exercícios de criatividade com os alunos, tornam-se assim a aprendizagem bastantesignificativa, despertando nos alunos o gosto doce do saber.
Foi com essa visão que, através da Docência feita em sala de aula, que constituí meu presente relatório de estágio.
Nosso estágio foi efetivado em uma escola Municipal, no município de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no período noturno, com alunos matriculados entre 6º e 7º ano , com idades entre 20 a 60 anos, em uma mesmasala, nos períodos de 12 agosto à 20 de Setembro de 2013, entre os horários das 18:30 às 22:45hs, sob a regência do professor Marcel Robalino Senra, formado em Geografia, que já atua desde o ano de 1999.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do meu relatório foi o de enriquecimento do meu conhecimento teórico somando ao pratico, caracterizando a instituição, o professor e os alunos, eatravés da supervisão e colaboração do professor atuante, descrevendo conteúdos de atividades, anotando pontos relevantes, os pontos críticos, para podermos mais tarde, possibilitar ao aluno a apropriação do conhecimento, pois acredito que o conhecimento é uma elaboração histórica que se estabiliza no tempo, e é constantemente recriado junto às pessoas nas interações sociaisDESENVOLVIMENTO

Histórico da Escola

Escola Municipal ---------------
R. --------------------------
1 Diretora/02 Coordenadoras/02 Pedagogas/01 Secretária/2 auxiliares de secretaria/ 22 Professores/02 Inspetores de Alunos

Horário de funcionamento

• 7:00 às 11:30 hs - Período Manhã
• 13:00 hs às 17:30 hs Período da tarde ( EF)
• 14:30 hs ás 17:30 hs Período tarde EI 4 a6 anos
• 18:30 22:45 EJA (TURMAS ESTAGIADAS)
• 18:30 as 22:45 hs EJA II


Condição Socioeconômica dos Alunos
Classe do 6º ano

Do total de 23 alunos da sala de aula, 14 eram mulheres e 9 eram homens. A maioria deles pertence à classe social baixa.No que se refere à faixa etária, a mesma variava entre 18 anos e 45 anos
Classe do 7º ano
Do total de 17 alunos da sala de aula, 14 erammulheres e 3 eram homens. A maioria deles pertence à classe social baixa .No que se refere à faixa etária, a mesma variava entre 18 anos e 32 anos
Receptividade
Os profissionais da instituição com os quais que estagiei só vieram a contribuir para a minha posterior formação. O Professor Tutor ----------------- ,cuja formação é em Geografia, natural do estado do Rio de Janeiro e atua como docentedesde 1999.
Condições para realização do Estagio

O estágio relatado ocorreu no município de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 12 de agosto à 06 de setembro de 2013, no período noturno, no nível de ensino fundamental.
O numero total de alunos é de 23, sendo 14 mulheres e 9 homens.
A atitude dos alunos em sala de aula é de bastante respeito, observei que por se tratar deuma sala onde uma idade mais avançada e de necessidade de aprendizagem, há na sua maioria muita dependência da professora, o que acredito ser normal a insegurança dos mesmos. Eles são disciplinados, se inter-relacionam bem, e não há resistência no fator de coletividade, não possuem dificuldade em trabalhar em grupo, ficam no mesmo espaço ,e se desenvolvem isoladamente.
Podemos definir...
tracking img