Do velho ao Novo: VHS e DVDs como um Reflexo da Sociedade de Consumo





Débora Caldeira Santos Pestana¹
Lorena Pereira de Souza²
Lucas Morbeck de Oliveira³


Resumo
O texto tem comoobjetivo apontar algumas questões sobre leituras frente a uma sociedade contemporânea cibernética, submetida a uma linguagem mecanicista, manipulada por vias de comunicações fáceis e de dinâmicos acessosvirtuais. Criada e moldada pelo consumo, sob a ditadura da necessidade do “ter para ser”. Em contraponto à tal fator, ainda encontramos “sujeitos saudosistas” que explanam pela tentativa de retomadade elementos menos tecnológicos, mais simbólicos, ou menos descartáveis.
Uma estrutura que afastou a cultura contemporânea, caracterizada assim, pelo distanciar de formas e linhas de pensamentosfundamentados em questionamentos atemporais e universais.

Palavras-Chave: Sociedade cibernética. Inovação tecnológica. Era da Informação. Consumo. Cultura do descartável.

1. INTRODUÇÃO

Aofazermos uma leitura do cenário pós-moderno, deparamo-nos com uma sociedade inovadora, que apresenta aspectos intrínsecos à era da informação, inserida num espaço de cultura tecnológica,essencialmente cibernética. Um panorama que trouxe profundos impactos e transformações, por se estabelecerem como modelos que deslocam estruturas e processos centrais da sociedade; modelos que se refletem natransição e nas
__________________________________________________________________________________
[?] Acadêmica do curso de Filosofia da PUC-MG. deboracasape@hotmail.com
2 Acadêmica do curso dePsicologia da PUC-MG. loh_psouza@hotmail.com
3 Acadêmico do curso de Psicologia da PUC-MG. lucasmorbeckv@hotmail.com
mudanças de valores, crenças e atitudes éticas, bem como sociais, culturais,educacionais, econômicas e políticas.
Por meio de reportagens retiradas do Jornal ‘Estado de Minas’, que retratam a saída de cena dos VHS e a chegada dos DVDs e dos filmes em download, expomos de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Do velho ao novo: vhs e dvds como um reflexo da sociedade de consumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Velho-Ao-Novo-Vhs-e/738587.html

MLA

"Do velho ao novo: vhs e dvds como um reflexo da sociedade de consumo" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Velho-Ao-Novo-Vhs-e/738587.html>.

MLA 7

"Do velho ao novo: vhs e dvds como um reflexo da sociedade de consumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Velho-Ao-Novo-Vhs-e/738587.html>.

CHICAGO

"Do velho ao novo: vhs e dvds como um reflexo da sociedade de consumo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Velho-Ao-Novo-Vhs-e/738587.html.