Dna fingerprint

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA Fingerprint
O DNA Fingerprint quer literalmente dizer impressão digital do DNA. A partir da análise das sequências do DNA de um organismo este pode ser identificado ao nível do individuo, umavez que tal sequência nucleotídica da molécula de DNA é exclusiva de cada indivíduo. Excluem-se os gémeos verdadeiros em que os padrões de banda são os mesmos pois têm igual DNA.
Esta identificação éfeita através de uma grande variedade de produtos biológicos: sangue (em que o DNA é retirado dos glóbulos brancos, porque os glóbulos vermelhos humanos não possuem núcleo), o esperma (em caso deviolação), a saliva, e os cabelos. O DNA está, também, presente nos ossos, nos dentes, na cera dos ouvidos, nas fezes e no muco nasal.
Através da eletroforese e do PCR (explicado a seguir) obtêm-se padrõesde bandas individuais. Os perfis obtidos são comparados com um padrão e os indivíduos são identificados.
APLICAÇÕES DO DNA FINGERPRINTING
Análise forense- A dactiloscopia genética é um sistema deidentificação humana, através do DNA fingerprint. A hipótese de dois indivíduos sem qualquer relação de parentesco possuírem exatamente os mesmos padrões repetitivos de DNA é muito remota, constituindoassim a dactiloscopia do DNA um teste viável. Os padrões de bandas de DNA de indivíduos diferentes podem ser comparados e as pessoas distinguidas. Assim permite a identificação de cadáveres e decriminosos.
Determinação de parentesco- Como cada indivíduo herda metade do DNA dos seus pais, comparando os padrões de banda de um indivíduo com os dos alegados progenitores, podem-se obter asprobabilidades de parentesco que nos levem a excluir a paternidade ou a confirmá-la (se os dois padrões forem suficientemente semelhantes) com um elevado grau de certeza. Isto aplica-se também a outrosfamiliares próximos.
Diagnóstico de doenças- Esta tecnologia é utilizada para localizar os genes de doenças hereditárias. Se um padrão particular de DNA aparece repetidamente em diferentes doentes, os...
tracking img