Divinos segredos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVINOS SEGREDOS

Divinos Segredos é um filme que conta a história de um conflito familiar entre mãe (Vivi) e filha (Sidda). Sidda deixa a casa dos pais não só para tentar carreira em Nova York, mas também, para tentar fugir do domínio de Vivi. Ela participa de uma entrevista para uma revista relatando que Vivi não era boa mãe, causando assim um estado de ira na mesma. Este fato fez com que secriasse um clima de ódio e hostilidades no seio da família Walkers.
Nichols (1998) aponta que, para Bowen,(Terapia Familiar Boweniana) a família permanece dentro de nós. Para onde quer que vamos carregando a reatividade emocional não resolvida dos pais, sob a forma de uma vulnerabilidade para repetir os mesmos antigos padrões em todo o relacionamento novo em que entramos. Os relacionamentos nãoresolvidos com a nossa família são os negócios inacabados de nossas vidas. Inconscientemente, Sidda tinha medo de se tornar igual à mãe, cuja personalidade era egocêntrica, ela competia com a filha.
Sidda apresenta uma personalidade neurótica, culpando a mãe por seus traumas originados na sua infância e referidos a um comportamento familiar conturbado, e algo que parecia oculto do qual ela nãotinha conhecimento. Entende-se então o fato de Sidda querer viver longe da mãe, pois essa representa uma ameaça na integridade de seu ego.
Segundo Imber-Black (1994), os segredos nocivos são os que causam sintomas, abalam a confiança no relacionamento. São de longa duração, ligados a ação do passado, cuja interferência eclode no presente na tentativa de romper elos conflitantes transgeracionais.Os segredos são fenômenos sistêmicos que moldam alianças, lealdades, provocam divisões e definem limites como forma de manutenção, é o que fica claro na irmandade das Ya-Yas.
Nesse grupo se mantinha o segredo nocivo e individual de Vivi. A manutenção deste segredo envolvia atitudes de proteção, negando ou modificando uma realidade de difícil aceitação, como aconteceu entre mãe e filha. Siddanunca poderia imaginar que na sua infância, sua mãe se afastara por algum tempo devido a um surto causado por excessos de pílulas tomados em um momento de crise, acometida em virtude de uma síndrome de abstinência.
A família é como um sistema de relações que opera de acordo com certos princípios básicos e que evolui em seu desenvolvimento, de um modo particular e complexo, determinado por inúmerosfatores. Os segredos familiares são muito comuns, sejam em relação a informações, situações, etc., quando ele é revelado, muitas questões são esclarecidas e muitas lembranças podem vir à tona, restabelecendo laços entre os familiares ou não.
No momento em que Sidda passa a conhecer a verdadeira história sobre sua mãe, houve uma compreensão daquele conflito e o entendimento entre elas, comomostra a cena que Vivi dá o anel que ganhou do pai, que tinha tanto valor para ela, de presente para Sidda. Com esta atitude, é como se Vivi dissesse: “agora somos iguais”, como um ritual de ciclo vital.
È impossível a compreensão do ciclo de vida individual separado do contexto onde o individuo está inserido. Através da família, sendo parte importante deste conjunto, é que se dá grande parte dessedesenvolvimento, portanto o segredo acabou prejudicando o desenvolvimento de Sidda enquanto pessoa, pois ela carregou consigo a dificuldade em tomar decisões, fato que acarretou consequências para o resto de sua vida, que reflete o seu medo de constituir família.
Assim os segredos constituem parte indispensável da interação humana, pois além de complexos, com frequência, são problemáticos, criampercepções distorcidas e relacionamentos tensos.
Outro conceito que poderemos inserir nesta história familiar é o do paciente identificado, (Pressupostos da teoria Sistêmica), pois Bateson sugere que o comportamento sintomático do mesmo é o resultante da disfunção do sistema familiar. O que se vê bem claro neste referente familiar é a situação conflitante que Vivi - em virtude do seu...
tracking img